Termo foi assinado na abertura do Abeta Summit 2010 (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
O turismo de aventura deu mais um passo importante na última segunda (20), durante a abertura do Abeta Summit 2010. O presidente da Abeta (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e turismo de Aventura), Jean-Claude Razel, e o diretor de produtos da Embratur, Marcelo Pedroso, assinaram um Termo de Cooperação Técnica, que visa estreitar e institucionalizar a relação das entidades na ampliação do mercado interno no segmento.
Nós firmamos o termo imaginando um quadro de atuação para o futuro no mercado interno de turismo de aventura. O acordo vai além das pessoas e do governo, e tenta perenizar as relações entre as instituições. Com o novo projeto, criamos uma base para ampliar as ações no segmento de aventura a partir de ideias que são compartilhadas por ambas as entidades, explicou Razel.
O termo busca colocar destinos e produtos brasileiros de ecoturismo e turismo de aventura em evidência no cenário nacional e internacional. Para tanto, as organizações farão uma série de promoções dos destinos do Brasil. Além da maior participação em feiras internacionais, serão feitas publicações, workshops, viagens de familiarização e pesquisas sobre o setor.
A assinatura de cooperação visa dar continuidade no projeto que já vem sendo feito há algum tempo. Nosso objetivo é fazer com que o mercado de aventura permeie o turismo brasileiro, ampliando a oportunidade de trazer pessoas para apreciar o país. Essa parceria se consolida e amplia as chances de trazer para o Brasil mais investimento da iniciativa privada, disse Pedroso.
O termo assinado pelos representantes da Abeta e da Embratur não prevê repasse direto de verbas entre os lados. A cooperação é baseada na troca de informação e na utilização das ferramentas de promoção internacional do Instituto Brasileiro de Turismo.
Este texto foi escrito por: Caio Martins
Last modified: setembro 21, 2010