Webventure

ABETA lança Campanha do Consumo Consciente e Dez Mandamentos da Aventura Segura


Bonito é um dos destinos do Aventura Segura (foto: Divulgação/ Daniel de Granvile)

A Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura e Ecoturismo, a ABETA, lançou na última quinta-feira (4), a “Campanha do Consumo Consciente: Férias com segurança e aventura”, no Pódium Adventure, em São Paulo (SP).

Em parceria com o Ministério do Turismo e o SEBRAE Nacional, dá dicas para a prática de esportes de aventura com segurança, cuidados especiais para públicos diferenciados, como deficientes físicos e crianças, além da divulgação dos Dez Mandamentos da Aventura Segura.

Dentre as dicas dadas, está o alerta para os três públicos diferenciados na hora de escolher uma operadora, como de rafting, por exemplo. Um dos principais cuidados é com o nível de corredeiras que se possam praticar o esporte. É necessário se atentar se o grau de dificuldade se adequa com sua idade e estrutura física. Para as crianças vale o alerta extra de verificar a possibilidade de praticar a modalidade acompanhada dos pais.

As 10 Regras – Já os Dez Mandamentos da Aventura Segura são um guia para os que pretendem buscar uma operadora para a prática de aventura segura. O primeiro mandamento diz que o interessado deve buscar referências e se certificar de que a empresa que oferece o serviço está formalizada e se tem alvará de funcionamento.

Alguns dos pontos mais importantes dos Dez Mandamentos são: Verificar se a empresa tem um sistema de gestão de segurança, usar o capacete sempre que tirar os pés do chão, e colete salva-vidas sempre que entrar na água, não fazer fogo na mata, nem jogar lixo nas trilhas e nem contaminar os rios, conferir se a empresa leva o estojo de primeiros-socorros e manter remédios específicos sempre na mochila, manter-se hidratado e aquecido, dentre outras dicas.

Jean-Claude Razel, presidente da ABETA, comemora os números da Aventura Segura. Ao todo, são 17 destinos do programa, que são: Bonito e Serra da Bodoquena (MS), Brotas (SP), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Fortaleza Metropolitana (CE), Foz do Iguaçu e Paraná (PR), Grande Florianópolis (SC), Grupo São Paulo (SP), Lençóis Maranhenses (MA), Manaus (AM), Recife e Fernando de Noronha (PE), Rio de Janeiro Metropolitana (RJ), Serra do Cipó (MG), Serra dos Órgãos (RJ), Serra Gaúcha (RS), Socorro (SP) e Vale do Alto Ribeira (SP).

Os destinos contemplam 13 Estados brasileiros, mais de 2.500 pessoas qualificadas, mais de 100 municípios envolvidas e cerca de 200 empresas implementando o Sistema de Gestão de Segurança.

“Recentemente tivemos mais uma conquista no cenário mundial: o Brasil foi selecionado como o melhor destino de aventura do mundo pela National Geographic Adventure. Para 2009, apenas dois destinos foram selecionados sendo eles o Brasil e o Nepal”, contou Jean-Claude, que pondera que a eleição pela conceituada revista é resultado da união de forças entre a ABETA com o Ministério do Turismo e o SEBRAE para divulgação e comercialização dos destinos brasileiros no mercado internacional.

As empresas parceiras da ABETA receberam uma homenagem da empresa pela parceria e trabalho realizado na divulgação da Campanha de Consumo Consciente e ações da associação, além da promoção dos destinos nacionais. Dentre os homenageados estava o Webventure, as revistas Go Outside, Aventura e Ação, Adventure Camp, Trip e Host.

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi