Webventure

Abeta promove curso de gestão da segurança

Até a metade deste ano, o Brasil contará com um Certificado de Segurança que atestará se uma empresa de turismo de aventura segue à risca procedimentos de segurança com base em Normas Técnicas. Enquanto o Certificado não sai, diversas empresas vem se esforçando para se adequar às novas resoluções.

Com base na Norma Técnica NBR 15331, a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) vem promovendo o Curso de Sistemas de Gestão da Segurança.

A NBR 15331 será usada para certificar empresas do segmento, atrativos turísticos, Unidades de Conservação e outras organizações no país. A norma estabelece os requisitos para implementação de um sistema de gestão de segurança, utilizando técnicas da gestão de riscos e incorporando o processo de melhoria contínua das condições de segurança.

“A Gestão da Segurança envolve não apenas controlar os riscos, mas colocar a segurança como uma das premissas da gestão empresarial”, afirma Álvaro Barros, coordenador de qualificação da Abeta.

Pioneirismo – Muitas operadoras se preparam aderindo às Normas Técnicas que servirão de base para o processo de certificação. É o caso da empresa Campo de Desafios Cânion Iguaçu, que oferece diversas atividades de Turismo de Aventura no Parque Nacional do Iguaçu (PR). A empresa é a primeira do país a aderir e implementar as normas.

“Estamos mostrando um Brasil com novas oportunidades, proporcionando experiências profissionais e competentes, com empresas qualificadas. A parceria com a Adventure Travel Trade Association (ATTA), e a participação da Abeta no Adventure Travel World Summit 2006 reforçou afinidades entre as duas entidades”, completa Barros.

Este texto foi escrito por: Webventure