Na Serra do Cipó será feito plantio de mudas em trilhas (foto: Divulgação)
A ABETA, Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura, dará início às oficinas de Disseminação de Práticas Socioambientais nos 16 destinos do Programa Aventura Segura. As oficinas serão divididas em duas partes, a teórica e a prática.
Na teoria, serão abordados temas como Responsabilidade Ambiental, Tecnologias Apropriadas, Planejamento Integrado, Comércio Justo, Turismo e Unidades de Conservação, dentre outros tópicos.
Já na prática, as ações estão sendo definidas em cada local. Na Serra do Cipó será feito plantio de mudas em trilhas e também construção de bancos e mesinhas de madeiras em área de descanso no Parque Nacional. Já na Serra dos Órgãos, também em parceria com o parque nacional, serão avaliadas alternativas mais sustentáveis para a captação de água e abastecimento de energia de um dos abrigos que serão reformados.
Há também propostas de mutirões de limpeza em áreas públicas, oficina de confecção de artesanato com material reciclável, campanha de incentivo à coleta seletiva de resíduos sólidos, entre outras idéias criativas dos parceiros ABETA em cada destino.
As oficinas têm como objetivo mobilizar o empresariado envolvido com turismo de aventura e ecoturismo para que os mesmos adotem práticas socioambientais em seus negócios, explica a Coordenadora Socioambiental da ABETA, Lucila Egydio.
Os 16 destinos do Programa Aventura Segura receberão as oficinas socioambientais durante os próximos meses, sendo eles Rio de Janeiro, Serra dos Órgãos, PETAR, Chapada dos Veadeiros, Serra do Cipó, Bonito, Florianópolis, Fortaleza, Lençóis Maranhenses, Chapada Diamantina, Brotas, Foz do Iguaçu, Manaus, Serra Gaúcha, Socorro e Fernando de Noronha.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 27, 2008