ABN Amro 1 pode se sagrar campeão com antecedência (foto: Divulgação/ Team ABN Amro)
Segundo o boletim das 13 horas (horário de Brasília), faltam 550 milhas para o ABN Amro 1 terminar a sétima perna da competição. Se passarem em primeiro lugar no portão de pontuação de Lizard, na Inglaterra, e vencerem a etapa, o veleiro holandês será matematicamente campeão da Volvo Ocean Race.
As ondas continuam beirando os cinco metros de altura e o vento ainda está forte. O ABN Amro 1 tem uma vantagem de 188 milhas náuticas para o Ericsson, que está na segunda colocação. Em terceiro vem o Piratas do Caribe e o Brasil 1 está em quarto, a 236 milhas do líder. Depois estão o ABN Amro 2 que após a morte de Hans Horrevoets não está mais competindo , o Movistar, que largou com duas horas de atraso e conseguiu se recuperar, e o Brunel, em último.
A vitória do Team ABN Amro nesta edição da Volvo Ocean Race foi manchada pelo falecimento do velejador holandês Hans Horrevoets, do ABN Amro 2, ontem. Toda a comunidade da Volvo se manifestou em condolência à equipe, os velejadores e família.
Palavra de Sanderson – O comandante Mike Sanderson está prestes a entrar para o hall dos campeões da Volvo, mas em seu diário de ontem preferiu dedicar as palavras ao companheiro.
É um dia muito difícil para escrever. As últimas 12 horas têm sito realmente difíceis. As notícias que tivemos são os piores pesadelos de um velejador. Nesses últimos dois anos nos transformamos em uma família no Team ABN Amro, e todos que conheciam Hans concordam que ele era um dos mais amáveis colegas, lamentou Sanderson.
Mais do que nunca sinto a pressão de levar os maridos, pais, noivos e namorados de volta para suas famílias, todos bem, assim como o nosso barco. Todos continuamos na competição, caso contrário tudo o que o Hans trabalhou esses anos será perdido, e nós sabemos que ele não iria querer isso, comentou o comandante.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 19, 2006