Foto: Pixabay

ABN AMRO 1 lidera com quebra de recorde de velocidade.

Redação Webventure/ Vela

ABN AMRO 1 quebrou o recorde de velocidade (foto: Divulgação/ Team ABN Amro)
ABN AMRO 1 quebrou o recorde de velocidade (foto: Divulgação/ Team ABN Amro)

O veleiro holandês ABN AMRO 1 está de novo na liderança da primeira perna da Volvo Ocean Race e ainda bateu o recorde de velocidade que antes pertencia ao Movistar. Segundo o último boletim das quatro horas da manhã de hoje, o veleiro percorreu 546 milhas em 24 horas, oito a mais do que o concorrente espanhol, quando ainda treinava, no início do ano.

Após a virada dos quatro primeiros veleiros para o leste, a estratégia do comandante Mike Sanderson de manter o curso para o sul até o último instante se mostrou a melhor. Neste momento a tripulação navega a uma velocidade de 20 nós em um vento de 22 em direção a África do Sul. “Mantivemos uma liderança de 150 milhas para o sul, não importava o que poderia acontecer. Ainda acredito que o veleiro mais rápido, e que veleje de forma mais consistente, sempre vence a Volvo. Só não sabemos ainda qual é esse veleiro e acho que isso vai demorar”, disse o comandante Sanderson.

Em segundo lugar, e com a maior velocidade entre os quatro primeiros, está o ABN AMRO 2, com 77 milhas de diferença para o líder e impressionantes 25 nós de velocidade com 20 nós de vento. “Desde sexta-feira o vento tem aumentando gradativamente, assim como a nossa velocidade média. Conforme o vento aumenta, somos obrigados a forçar o barco cada vez mais, a cada hora”, disse o navegador Simon Fisher.

Últimas milhas – O Brasil 1 segue na terceira colocação, mantendo a vice-liderança na prova na classificação, se continuar assim até a Cidade do Cabo. A previsão era de o primeiro veleiro terminar a perna no dia 4 de dezembro, mas o bom desempenho do ABN AMRO 1 adiantou os planos da organização, que vai preparar a cidade já no dia 2 do próximo mês para a chegada dos velejadores.

O Ericsson Racing Team continua na quarta colocação, em uma região de poucos ventos. Mais atrás, a 1.395 milhas do líder, o Sunergy and Friends segue na rota mais ao leste desempenhada por todos os veleiros nessa perna, mais até do que o Brasil 1. Logo que deixou Fernando de Noronha, o veleiro australiano tenta descontar a vantagem para o líder cortando caminho, com o risco de encontrar zonas de calmaria.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: novembro 28, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure