Webventure

ABN AMRO 1 passa na frente e Brasil 1 é terceiro em Noronha


Tripulação do ABN AMRO 1 passa por condições difíceis no caminho de Noronha (foto: Divulgação/ VOR)

O barco holandês dos velejadores profissionais, o ABN AMRO 1, manteve a primeira colocação e passou na noite de ontem pelo arquipélago de Fernando de Noronha, um dos locais de pontuação da prova. Com isso a equipe fica com a terceira colocação na classificação geral da Volvo.

Em segundo lugar, às 9h30 de hoje, passou o veleiro do Ericsson Racing Team, que continua na liderança da classificação com 6,5 pontos. Apenas 26 minutos depois o Brasil 1 chegou em Noronha e assegurou a segunda colocação na tabela, agora com 5,5 pontos.

O ABN AMRO 2 registrou a passagem em quarto lugar e está agora com 3,5 pontos, atrás do ABN AMRO 1, com 4,5. As temidas calmarias não se apresentaram muito forte e a passagem dos veleiros pela linha do Equador foi mais tranqüila que os velejadores esperavam. “Foi bom para provar que o nosso barco é bom também em condições fracas de vento”, disse o comandante Mike Sanderson.

Mesmo com 964 milhas de diferença para o líder a tripulação do Sunergy and Friends segue como a mais rápida da prova e nas últimas seis horas diminuiu em 19 milhas náuticas a diferença para o ABN AMRO 1.

Próxima parada – Para o destino final da primeira perna, a Cidade do Cabo na África do Sul, ainda faltam três mil milhas, que devem ser completas em até 12 dias. “Vencemos a parte até Fernando de Noronha, mas temos um caminho cheio de decisões táticas até a Cidade do Cabo”, comentou Sanderson.

No pelotão intermediário, a preocupação é quem vai conseguir ganhar a segunda colocação até o final da primeira perna. “É impressionante como algumas milhas fazem diferença no mar. Sabemos que a distância é pouca para os outros veleiros, mas mal conseguimos vê-los”, disse Steve Hayles, navegador do Ericsson.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure