Webventure

ABN Amro 1 vence a quinta perna


Mike Sanderson comemora a vitória da quinta perna (foto: Divulgação/ Team ABN Amro)

O final da quarta perna, que terminou no início de março no Rio de Janeiro, se repetiu hoje nos Estados Unidos. O ABN Amro 1 após liderar durante a maior parte do percurso estacionou a poucas milhas da chegada, por falta de vento.

A traiçoeira Baía de Chesepeak, no caminho de Baltimore, reservou a desagradável surpresa para o comandante Mike Sanderson. Porém os tripulantes conseguiram reverter a situação, mudaram cinco vezes de direção e foram ajudados pela correnteza para passar às 15h57 (horário de Brasília) pela linha de chegada.

Enquanto um dos tripulantes subiu no mastro para tentar enxergar alguma rajada de vento, o Movistar seguia a 12 nós de velocidade na segunda colocação, mas cerca de 26 milhas atrás dos líderes. O veleiro espanhol, que liderou a perna até o portão de pontuação de Fernando de Noronha, é esperado em pouco mais de uma hora em Baltimore.

O ABN Amro 1 teve problemas na largada da perna, na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. A tripulação ficou cerca de dez minutos parada e precisou trocar a vela genoa para prosseguir, em último, rumo aos Estados Unidos. Assim que os ventos aumentaram, próximo a Fernando de Noronha, o veleiro já estava na segunda colocação e quase ultrapassou o Movistar antes do portão de pontuação. Desde então o ABN 1 assumiu a liderança para não deixar mais.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa