Foto: Pixabay

ABN Amro 1 vence a regata in port na Cidade do Cabo, Movistar foi o segundo

Redação Webventure/ Vela

Piratas do Caribe (foto: Oskar Kihlborg/ VOR)
Piratas do Caribe (foto: Oskar Kihlborg/ VOR)

A tripulação do ABN Amro 1 venceu a regata in port race na Cidade do Cabo após enfrentar ventos fortes (média de 20 nós, com rajadas de 30 nós) e até nuvens de fumaça ocasionadas por incêndio na Table Mountain e respingos fortes da água do mar nos olhos dos velejadores, até mesmo no convés.

Mark “Crusty” Christensen, capitão de turno do ABN Amro 1, que não competiu essa regata in port por estar lesionado, falou do bom desempenho do time: “Todos estão muito satisfeitos. Estamos orgulhosos do que fizemos com o barco e com as velas, mostrando do que somos capazes”.

Os jovens garotos do ABN Amro 2 não decepcionaram e fizeram um ótimo terceiro lugar, superando a experiente equipe do Brasil 1, que ficou em quarto lugar, mesmo tendo um início brilhante da regata, após a passagem pela primeira bóia. Mas nesta pequena competição não conseguiram realizar corretamente a manobra gybe, que, simplificando, é trocar a direção e o lado que a vela grande recebe o vento.

Este também foi um problema dos Piratas do Caribe, que não fizeram a primeira perna da regata (Espanha/ África do Sul ) mas ficaram em quinto lugar. A equipe da Ericsson teve um problema no mastro e também não foi bem nesta regata. Já o Movistar fez bonito e ficou em segundo lugar

Segunda perna – A regata in port na Table Bay foi uma prova emocionante e apenas uma pequena amostra de como será a segunda etapa da prova, da Cidade do Cabo à Melbourne, na Austrália, que começa dia 2 de janeiro e terá 6,100 milhas náuticas.

Colaborou Alexandre Koda.

A classificação final após as 30 milhas da regata in port na Cidade do Cabo, com as respectivas pontuações adquiridas foi a seguinte:

1) ABN Amro 1, com 3,5 pontos
2) Movistar, com 3 pontos
3) ABN Amro 2, com 2,5 pontos
4) Brasil 1, com 2 pontos
5) Piratas do Caribe, com 1,5 pontos
6) Ericsson, com 1 ponto
7) ING Brunnel, com 0,5 pontos

Já a classificação geral da Volvo Ocean Race, somando todos os pontos disputados até agora, ficou da seguinte forma:

1) ABN Amro 1 15 pontos
2) Brasil 1 12,5 pontos
3) ABN Amro 2 12 pontos
4) Ericsson 11,5 pontos
5) Movistar e ING Brunnel 6 pontos
7) Piratas do Caribe 5 pontos

Colaborou Alexandre Koda.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: dezembro 26, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure