ABN Amro 2 quarto colocado na VOR (foto: Divulgação/ Team ABN Amro)
O barco holandês ABN Amro 2, quarto colocado na edição 2005/2006 da Volvo Ocean Race, vai competir na regata Race to Mackinac no próximo dia 22 de julho. Essa prova, disputada entre Chicago e Mackinac, acontece na região dos grandes lagos entre os Estados Unidos e o Canadá.
As regras são um pouco diferentes de uma prova oceânica, por exemplo. Nessa competição existe um sistema de handicap, que proporciona maior competitividade entre barcos de diversas classes. Cada barco sabe antecipadamente qual o seu handicap, ou seja, quanto tempo terá de desconto após cruzar a linha de chegada.
Assim, se o ABN Amro 2 chegar em primeiro, por exemplo, pode não conquistar a vitória e ficar na classificação geral atrás de um veleiro menor e com menos tripulantes, pois terá um handicap maior. Até o momento a tripulação que vai competir essa prova não está definida e provavelmente não vai contar com os garotos que competiram a VOR. A maior parte deles já está desfrutando de merecidas férias com seus amigos e familiares.
Sobre a prova – A primeira edição dessa regata foi disputada há 100 anos atrás e em quatro ocasiões os barcos enfrentaram ventanias e tempestades durante o percurso. Segundo os organizadores, o ar quente que vem do sul no inverno empurra os ventos frios e densos que formam sistemas de alta pressão. Assim, no verão os sistemas de baixa pressão que se formam no lago e a alta latitude da região dão a oportunidade para os ventos fortes vindos do norte soprarem com regularidade.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda