Foto: Pixabay

ABNT publica novas normas para o turismo de aventura no Brasil

Redação Webventure/ Destino Aventura

Ao todo  26 normas estão divididas nos dois manuais (foto: Rafael Bragança/ Webventure)
Ao todo 26 normas estão divididas nos dois manuais (foto: Rafael Bragança/ Webventure)

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou os novos manuais de Normas Brasileiras de Turismo de Aventura, voltadas para o arvorismo. Feitas em parceria com o Ministério do Turismo a partir do Programa Aventura Segura, da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), as 26 normas foram divididas em duas publicações, que tratam de aspectos físicos e também de operação, e entrarão em vigor no dia três de abril de 2011.

O primeiro dos manuais, o ABNT NBR 15508-1:2011, de três de março deste ano, fala dos requisitos necessários para que sejam realizadas, sem maiores problemas, as instalações físicas dos destinos turísticos brasileiros e também os cuidados e exigências de segurança para os locais, passando por assuntos que envolvem tanto pessoas, quanto equipamentos, procedimentos e também empresas prestadoras dos serviços.

A publicação nº 1 aborda aspectos específicos da gestão de serviços turísticos, que ultrapassam os limites de sistematização das práticas de gestão da qualidade e gestão de riscos, que nem sempre são suficientes para proporcionar bons desempenhos para locais que se concentrem atividades de aventura, mostrando os caminhos para o desenvolvimento dos parques de arvorismo de forma planejada e controlada.

A elaboração da parte inicial da ABNT NBR 15508 sumariza os elementos presentes na concepção, construção e implantação de parques de arvorismo, de modo que as organizações possam ter parâmetros de controle da qualidade e segurança. Ainda na primeira parte, são abordados temas ligados às questões ambientais para que nenhum aspecto do meio ambiente se torne vulnerável às ações turísticas.

Parte 2 – O segundo manual, o ABNT NBR 15508-2:2011, também de três de março deste ano, trabalha em cima dos requisitos de operação dos parques de arvorismo e é voltado para operadoras de serviço, por aqueles que recebem os turistas nos destinos e também para os próprios consumidores que desejem selecionar os produtos a serem usufruídos.

A ABNT NBR 15508-2 trata dos elementos de segurança necessários para a atuação e execução dos serviços, também com o intuito de estabelecer parâmetros de controle da qualidade. Além disso, um dos pontos mais importantes trabalha a organização e treinamento para que todas as operações adéquem-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais.

Já em outro tópico, o segundo manual fala sobre os cuidados necessários com os próprios executores das ações dos parques de arvorismo, explicitando desde as melhores formas de treinamentos dos mesmos até os tempos máximos de trabalho e mínimos de descanso.

Para conhecer mais a fundo as normas da ABNT, basta acessar o site www.abnt.org.br/mtur.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 15, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure