Uma tecnologia inovadora promete fortalecer as classes de veleiros de oceano no Brasil. A ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) trouxe ao Brasil, em primeira mão, o RTC 360, um scanner a laser 3D da Leica.
Com o aparelho de alta precisão, barcos muito antigos ou modelos mais avançados, ainda sem um modelo 3D do casco, poderão fazer a medição completa e competir pela regra da ORC.
O aparelho homologado pela ORC Internacional apresenta erro máximo de 2mm, é altamente portátil e simples de usar. Ele é combinado com um aplicativo para dispositivos móveis, que registra as digitalizações em tempo real.
O primeiro a experimentar a novidade no Brasil é o Catuana Kim. O processo de medição do barco foi conduzido pelo diretor técnico da ABVO Francisco Freitas, com apoio do medidor da ORC Itália Alberto Pindozzi, Leica Brasil, GeoSurvey e Guandalini.
“Uma das maiores barreiras de entrada de novos barcos é a falta do arquivo 3D do casco. Com o novo scanner, conseguimos fazer o arquivo a partir de um modelo 3D. Assim, barcos antigos ou novos que nunca competiram podem agora ter seus cascos homologados junto à ORC”, explica Francisco Freitas.
“Poderemos fazer isso de forma muito mais rápida, e com uma tecnologia super sofisticada.
Outros barcos já estão na fila para o novo processo de medição. Nesta semana, o trabalho será feito em dois veleiros em Porto Alegre e um no Rio de Janeiro. Entre abril e maio, o medidor da ORC segue para Vitória.
Fundada em 1913, a Leica (pronuncia-se “Laica”) é uma renomada empresa alemã especializada em óticas e equipamentos de vídeo e fotografia. Reconhecida pela qualidade excepcional de suas câmeras e lentes, muitas delas produzidas artesanalmente, a marca conquistou projeção global nos anos 1950. Um dos maiores responsáveis por sua notoriedade foi Henri Cartier-Bresson, ícone da fotografia, que utilizou uma câmera Leica rangefinder com lente 50mm ao longo de quase toda sua carreira.
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Last modified: março 26, 2025