A Casa de Pedra em Perdizes São Paulo em dia de campeonato passado (foto: Tom Papp/Webventure)
Com um número reduzido de competições que valem para os rankings paulista e brasileiro, a academia Casa de Pedra, no bairro de Perdizes, em São Paulo, resolveu lançar um ranking de escalada próprio. Na atual carência de campeonatos, criamos o Ranking Casa de Pedra”, diz o escalador e route-setter André “Belê” Berezorski. “Como hoje tem muita gente nova treinando na CP, resolvemos dar um gás nesta galera, até para que tenham uma medida da evolução delas no esporte.
A cada três meses, Belê vai montar cinco vias no ginásio, com dificuldade progressiva. As duas primeiras serão um 5º e um 6º grau, em top rope, e as demais 7º, 8º e 9º grau, todas guiadas. Os atletas poderão fazê-las quantas vezes quiserem, mas apenas a primeira tentativa conta para o ranking.
A primeira etapa deve ser lançada em março e as demais em junho, setembro e novembro de 2012.
Os atletas poderão entrar na via a qualquer momento, desde que acompanhados de um instrutor da casa, que vai marcar a pontuação. Para a classificação, a primeira agarra da primeira via valerá 1 ponto no ranking, a segunda 2 pontos, e assim sucessivamente, até a última agarra da via de 9º grau. Ou seja, mesmo o melhor escalador tem de passar pelas vias mais fáceis para acumular pontos.
Os resultados serão divulgados no blog da Casa de Pedra (http://casadepedraescalada.wordpress.com/) no final de cada etapa. E, no fim do ano, será publicado o ranking final. A participação é aberta a qualquer interessado, sócio ou não, e haverá premiação para os melhores colocados. É uma competição, mas sem o estresse de uma prova tradicional, aponta Belê.
Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi
Last modified: fevereiro 1, 2012