Webventure

Ação Ambiental é sucesso no Rally dos Sertões


Em 2009 a ação beneficiou cerca de 10 mil pessoas (foto: Divulgação)

Os Sertões é a principal competição brasileira de off-road. Além dos desafios pelos estados e regiões, organizadores e integrantes das equipes se juntam para uma Ação Ambiental. Desde 2001, o rali recolhe detritos e resíduos deixados pelos competidores ao longo do percurso e nos acampamentos. Além de reembolsar os proprietários das áreas rurais que tenham algum prejuízo, como uma cerca destruída.

A iniciativa começou com a equipe “Os Canastras” e rendeu o prêmio Enviromental Awards 2009, concedido Federação Internacional de Motociclismo (FIM), pelo destaque na conscientização e preservação do meio ambiente ligado aos esportes a motor. A ação também recebeu o prêmio da União Latino-americana de Motociclismo (ULM), em 2007.

“No início recolhíamos até 1,5 toneladas nas trilhas por edição. Essa diminuição progressiva da quantidade ao longo dos anos é o nosso maior prêmio, pois mostra que o nosso trabalho está no caminho certo”, afirmou o integrante da equipe Carlos Andrade que é o coordenador geral do projeto, além de comissário de meio ambiente da FIM, desde 2007. Orlei de Souza, Marcos Campos e Rômulo Miranda completam “Os Canastras”.

Ação em 2009 Na edição do ano passado, foram distribuídos no rali 1.000 cinzeiros ecológicos, 6.000 sacolas plásticas, 6.000 sacos de lixo, e utilizou 20 kg de produtos para absorção de resíduos líquidos. Durante as etapas, 750 kg de detritos, 75 litros de óleo e 11 toneladas de lixo dos acampamentos foram recolhidos. Com ajuda de 100 voluntários, cerca de 10 mil pessoas foram impactadas com a ação.

Este texto foi escrito por: Webventure