Foto: Pixabay

Ação distribui livros em cidades do Sertões

Redação Webventure/ Parceiros

São Paulo – Muitos competidores pararam na estrada. Outros conseguiram chegar à Fortaleza, o ponto final do Rally dos Sertões 2002. A maior prova off road da América Latina terminou no início de agosto, mas as ações sociais desenvolvidas na competição ainda continuam. Depois do sucesso com a distribuição de 70 toneladas de alimentos, 9 toneladas de remédios, brinquedos e kits de higiene bucal para a população carente entre Goiânia e a capital do Ceará, agora chegou a vez da educação. O projeto “Livro na Estrada e Pé na Tábua” vai doar livros e kits escolares a partir do dia 8 de setembro nas cidades por onde passou o Sertões. A ação começará em Caldas Novas (GO) e vai entregar 15 toneladas de material didático.

O projeto está sendo desenvolvido pela Trilha Brasil e pela Ong (organização não-governamental) Juventude Solidária, com o apoio da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões. Serão distribuídos 25 mil kits escolares e 35 mil livros para 90 escolas em 30 cidades. O trabalho social será desenvolvido em Goiás, Minas Gerais, Bahia e Ceará, quatro dos cinco estados atravessados pela caravana do rali. Piauí, o outro estado da lista, não entrou no roteiro. Rio Grande do Norte e Pernambuco também serão beneficiados pelas ações da Trilha Brasil.

“Decidimos utilizar parte do roteiro do rali porque existem muitas comunidades pobres na maioria das regiões por onde os competidores passaram. Fizemos contato com os governos locais e definimos quais escolas serão beneficiadas, levando em consideração o número de crianças pobres e a distância que elas têm que percorrer para buscar um livro nas cidades, já que a maioria é da zona rural”, diz Luís Eduardo Salvatore, um dos coordenadores da campanha.

Cada escola vai receber no mínimo 50 livros para abastecer as bibliotecas, beneficiando no total 1,5 milhão de crianças em todas as cidades atendidas pelo projeto. Os kits que serão entregues às crianças são compostos por lápis, lápis de cor, canetinhas, borracha, apontador, régua, canetas e dois livros de literatura infantil. O material foi doado pelas empresas patrocinadoras. Funcionários das empresas envolvidas no projeto e estudantes da Universidade Mackenzie, de São Paulo, também contribuíram doando livros.

Durante a entrega do material as escolas serão avaliadas e os professores receberão um questionário com porte pago para avaliação da campanha em cada escola. “Nosso objetivo é ter um retrato da educação nesses locais para que possamos traçar projetos futuros direcionados, visando a melhoria da qualidade do ensino”, afirma Salvatore.

O projeto Livro na Estrada e Pé na Tábua e vai até 3 de outubro, terminando no Rio Grande do Norte. Este é o quarto ano que o projeto é desenvolvido, mas é a segunda vez que utiliza o mesmo roteiro do Rally dos Sertões.

VipComm
Assessoria de Imprensa Rally dos Sertões
Ricardo Ribeiro (11) 3865-5741 / 9917-0056
Cláudia David (11) 3891-0751 / 9185-0062
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Visite nosso site: www.vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro

Last modified: setembro 5, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure