Módulo Ecucacional de Barreirinhas (foto: Patricia Croci)
Direto de Barreirinhas (MA) Muito tumulto marcou a passagem da equipe da Ação Social pelo Módulo Educacional de Barreirinhas, MA. Além da comunidade local, foram atendidos moradores das comunidades de Mandacaru, Atins e Badaora. O pessoal da logística teve bastante trabalho para tentar acalmar as pessoas e colocar ordem nas filas.
A comunidade é extremamente carente e, também, violenta. O povoado sobrevive do turismo ainda recente, pois a atividade só tomou impulso com a construção da estrada Trans-litorânea, que liga Barreirinhas a São Luis; e dos recursos parcos da prefeitura, que tem investido bastante em educação.
Atendimentos – A expectativa do diretor Módulo Educacional, Cícero Jr, é de atender mais de 600 pessoas com o projeto da Ação Social. No ano passado a experiência com o projeto foi bastante proveitosa, por isso a população se agitou pra voltar este ano.
Em 2003 foi a primeira vez que a comunidade viu um palhaço, presente na apresentação de teatro. Era o palhaço quem passava instruções sobre higiene e educação. Neste ano acontecem por lá palestras e oficinas de desenho e reciclagem, teatro de bonecos e atendimento médico gratuito. Para a população local, é uma oportunidade única para cuidar da saúde, da educação e se divertir, por isso a confusão na porta da escola.
Este texto foi escrito por: Patricia Croci
Last modified: julho 8, 2004