Oficina de Artes está na programação do IBS (foto: Divulgação)
O projeto que implementa atividades sustentáveis em escolas carentes do sertão brasileiro volta a agir durante a 16ª edição do Rally dos Sertões, a maior prova off road em número de participantes do mundo. O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola – PDSE, coordenado pelo Instituto Brasil Solidário, retorna em junho para as mesmas cidades visitadas em abril.
Um dos objetivos desta segunda fase é acompanhar a evolução dos trabalhos em cada colégio. Também reforçamos os atendimentos médicos, com um maior leque de profissionais com diferentes especializações – ginecologistas, pediatras, clínicos gerais, dentistas, protéticos e oftalmologistas. Além disso, continuamos o processo de educação, com a entrega de kits escolares, novos livros, revistas e material para escovação, complementa Luis Salvatore, presidente do Instituto.
Prazer em aprender Uma das atividades desenvolvidas nas comunidades carentes que aumenta a auto-estima e fomenta a cultura regional são as oficinas de Artes, Reciclagem e Meio Ambiente. O Teatro de Marionetes é uma das ações que mais encantam as crianças. O destaque fica com o personagem Palmeirinha, criado para homenagear o piloto de carro Paulo Nobre e sua paixão pelo futebol.
Mas a surpresa deste ano será a presença do famoso cartunista Ziraldo, que ajudará as crianças da Escola Municipal Padre Zezinho, em Goiânia, nos dias 17 e 18 de junho. Com o auxílio do Ziraldo em nossas oficinas as crianças ficarão ainda mais motivadas ao uso do acervo da biblioteca e poderão ver de perto como é o trabalho de um profissional e escritor tão gabaritado, afirma Ana Elisa Salvatore, diretora do IBS.
O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola acontece durante todo o ano e é dividido em três fases. A primeira durou 20 dias com a implantação de trabalhos nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Cultura e será exibida em reportagem especial na Record News neste final de semana. No sábado, dia 14, às 14h30 e no domingo, dia 15, às 7h.
A etapa seguinte acontece paralelamente ao Rally dos Sertões e a terceira etapa é concluída no segundo semestre de 2008, com a certificação das escolas beneficiadas.
Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário