Projeto de escovação em Petrolina (foto: Instituto Brasil Solidário)
O Rally Internacional dos Sertões passa por paisagens ímpares do interior e litoral do país, mas os benefícios da Ação Social do maior evento off-road das Américas criam raízes e permanecem. Com esta filosofia, voluntários do Instituto Brasil Solidário (IBS), responsáveis por desenvolver o trabalho, estiveram em 10 cidades das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste aplicando soluções nas áreas de saúde, meio ambiente, cultura e educação. No total, 355.293 pessoas foram beneficiadas de forma direta apenas em 2007.
Criado em 2002, nesta temporada o projeto foi desenvolvido em 15 escolas de municípios que fizeram parte ou estão localizados nos arredores do roteiro da 15ª edição do Rally dos Sertões. São eles: Goiânia (GO), Minaçu (GO), Ponte Alta do Tocantins (TO), Mateiros (TO), São Raimundo Nonato (PI), Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Canudos (BA), Lençóis (BA) e Salvador (BA). O trabalho, feito em três etapas durante todo o ano, treinou agentes locais para que as práticas continuem nas comunidades.
Somente na área da saúde, foram realizados 13.321 atendimentos clínicos, de pressão, de diabetes, odontológicos, oftalmológicos e ginecológicos. As ações na educação foram as que atingiram o maior número de pessoas, com 324.940 cidadãos beneficiados de forma direta.
Avaliação – “Os trabalhos em 2007 estão sendo fechados com chave de ouro. Conseguimos ainda concretizar patrocínios para novas áreas, como a informatização de bibliotecas, e a forma de ações em educação e saúde foi renovada e melhorada. Os resultados do ano mostram que todo este esforço trará para 2008 uma ação melhor ainda”, explicou Luis Eduardo Salvatore, diretor de projetos do IBS.
Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário
Last modified: dezembro 9, 2007