Meio ambiente estará em pauta (foto: Instituto Brasil Solidário)
No próximo dia 05 de agosto, a equipe de 20 voluntários da Ação Social do Rally dos Sertões e do Instituto Brasil Solidário inicia mais uma expedição de 7.500 km, dando continuidade ao Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola (PDSE) de 2007, em paralelo a competição do Rally dos Sertões. Nesta segunda etapa do projeto, o grupo retornará às 13 instituições de ensino visitadas em junho para acompanhar a evolução dos projetos implantados em educação e meio ambiente, realizar exames médicos, oftalmológicos e atendimentos odontológicos. Acompanhe abaixo os progressos quanto ao meio ambiente.
Um dos objetivos da Ação é favorecer iniciativas sustentáveis de desenvolvimento local e, com isso, melhorar a qualidade de vida de comunidades com baixíssimo Índice de Desenvolvimento Humano. Em 2007, as atividades se concentram em 10 cidades das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país e envolvem as áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Artes.
Em junho, os voluntários levaram para cada uma das cidades, ferramentas, mudas e sementes para a implantação de uma horta comunitária nos arredores das escolas visitadas. Espera-se que tanto os professores quanto os alunos sejam responsáveis pelo plantio, cuidado e colheita dos frutos, que serão utilizados, principalmente, como complemento para a merenda escolar.
Nesta segunda visita, a equipe observará o desenvolvimento do plantio já realizado e ministrará novas palestras sobre como usar a horta também para a geração de renda, vendendo o excesso colhido para a comunidade. Quando há sobras, orientamos que a escola repasse os frutos para outra escola, mas, caso ainda restem alimentos, elas podem vendê-los com baixo custo e arrecadar dinheiro para melhorias no local, explica o voluntário Valter Lima, responsável pela área.
Além da horta, todas as instituições visitadas ganharam uma biblioteca completa e um projeto de arborização. Alguns alunos foram escolhidos para serem responsáveis cada um por uma muda plantada no pátio da escola. Para ajudar na manutenção tanto da horta quanto das árvores, a Ação doou à escola livros e apostilas sobre plantio, limpeza e revitalização de áreas degradadas.
Ainda dentro das diversas ações de preservação ambiental, os voluntários realizarão, nesta segunda etapa do programa, oficinas de pintura em material reciclado. Na primeira etapa, workshops ministrados pela equipe incentivaram a aplicação dos conceitos de redução, reciclagem e reaproveitamento (3Rs) e demonstrou como é possível transformar materiais passíveis de reciclagem em objetos úteis.
Novidade – Pela primeira vez neste ano, além das oficinas de reciclagem, os voluntários levaram para todas as cidades atendidas uma Oficina de Comunicação, através da qual adolescentes e professores puderam conhecer os processos que envolvem a produção de um jornal, suas editorias e linguagens. A partir desta aula, eles foram mobilizados para criarem um jornalzinho para sua escola. Em agosto, a equipe espera já encontrar a publicação circulando entre os estudantes.
Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário
Last modified: julho 27, 2007