Ação Social falará sobre higiene bucal (foto: Instituto Brasil Solidário)
De acordo com o Ministério da Saúde, 60% das crianças até 5 anos já apresentam pelo menos uma manifestação de cárie. Mais saudável e barato que tratar esta doença, é prevenir para que ela não apareça. Por isto, a segunda etapa da Ação Social do Rally dos Sertões e do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola, que começa no dia 5/08, levará para 10 cidades das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país não apenas atendimento odontológico, mas também palestras sobre saúde bucal e idéias a serem implantadas para que a escovação seja incentivada.
Na primeira etapa do projeto, realizada em junho, foram realizados mais de 300 atendimentos odontológicos nas 13 instituições de ensino visitadas. Pais e professores também foram orientados a acompanhar a escovação de seus filhos e a conscientizá-los a escovar os dentes após as refeições. Nas escolas, por exemplo, os voluntários implantaram um programa de escovação diária, que institui a hora da escovação após a merenda.
Para facilitar a inserção deste hábito na vida das crianças e adolescentes, a Ação repassa para todas as instituições visitadas a idéia de se criar um escovódromo no pátio das escolas. Como toda atividade do programa tem embutida um princípio de sustentabilidade, os mesmos voluntários já criaram um projeto que interliga o escovódromo a uma cisterna. Captando água da chuva, portanto, a escola não é mais onerada pela implantação do sistema e o aumento do consumo de água.
Segunda etapa – Na segunda etapa, a equipe percorrerá novamente os 7.500 quilômetros que interligam as cidades e montará em todas elas um consultório temporário na própria escola atendida para fazer os atendimentos odontológicos. Graças ao equipamento OdontoPortátil Olsen, que pode ser transportado e montado com facilidade num ambiente como uma sala de aula, os estudantes têm a oportunidade de serem atendidos como alta tecnologia e como se de fato estivessem num consultório fixo.
A empresa DMC Equipamentos também é uma facilitadora deste trabalho, uma vez que é a responsável pela cessão do fotopolimerizador e do ultrassom utilizados pela equipe. Já a Cristófoli Biossegurança oferece uma Autoclave para a esterilização de todo o material. Fazemos questão de atender os alunos num ambiente conhecido por eles. Exatamente por nos propormos a irmos até lá para ajudá-los, sem que eles precisem sair de seu meio familiar para serem atendidos, é que conseguimos conquistar a confiança da comunidade e tornar as ações realmente produtivas, comenta o coordenador dos trabalhos, Luis Salvatore.
Para ajudar a por em prática todo o conhecimento sobre a higiene bucal levado às comunidades, os trabalhos incluem uma doação aos alunos de oito mil kits odontológicos com escova, pasta de dente e material educativo fornecidos pela Colgate e pela Condor. Todos estes produtos serão entregues juntamente com o kit de material escolar com cadernos, lápis, canetas e livros que será levado nesta segunda visita do programa. Já as escolas receberam, na primeira etapa, uma caixa de escovas, cartazes de orientação passo-a-passo da escovação, manuais de orientação para docentes, macro-modelos de dentes e escovas e o filme educativo Dr. Dentuço e a lenda do Reino dos Dentes em DVD e VHS, todos da Colgate.
A equipe da Ação Social do Rally dos Sertões é consciente de que uma mudança de hábito ocorre gradativamente, por isto, a continuidade das ações se faz de grande importância para ter um real efeito. Assim, os voluntários retornarão também para uma terceira etapa do projeto, em novembro, quando darão continuidade a todos os atendimentos e acompanharão o desenvolvimento dos projetos implantados.
Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário
Last modified: julho 28, 2007