Crianças aprendem sobre decomposição de materiais (foto: Divulgação)
A equipe da Ação Social esteve nos dias 9 e 10 de abril em Uruaçu (GO) beneficiando a Escola Municipal Professora Lastênia Fernandes de Carvalho.
Patrocinadas pela Palmeirinha Rally e pela Fundação Itaú Social e promovido junto às cidades-roteiro do Rally dos Sertões, um dos objetivos do programa são as ações ambientais, que envolvem projetos de coleta seletiva e o reaproveitamento do lixo gerado na escola e no bairro.
Nesta visita, a equipe prepara alunos, professores e comunidade com ensinamentos para montagem de coletores (recicláveis, orgânicos e não recicláveis) no local.
Uma das novidades do programa esse ano é a caixa ambiental educativa, criada por Valter Lima e sua equipe ambiental. Trata-se de um recipiente acrílico com diversos materiais expostos e que normalmente são jogados fora, como garrafas PET, papel, metais e vidro.
Todas as entidades atendidas nesta primeira visita recebem uma caixa ambiental, para que os alunos possam observar como seria a decomposição deste material caso fossem jogados na natureza.
Benefício para as escolas – Outro destaque da área de meio ambiente é a revitalização do espaço físico da escola, através da limpeza e montagem de uma horta comunitária no local, que será utilizada para plantação de legumes e verduras para reforço da merenda escolar. A horta pode ainda ser utilizada como geração de renda e fundo financeiro para a escola.
Os projetos ambientais serão implementados com sucesso. A horta comunitária será ampliada com um modelo onde o agente gestor da comunidade divide a produção com a escola. Esta idéia pode, inclusive, ser levada a outros municípios, declarou Valter Lima, responsável pela área.
A atenção dos professores ficou também voltada para a montagem da biblioteca, uma vez que a escola não dispunha de acervos. Ao todo foram doados mais de 900 títulos, além das prateleiras que compõem o programa.
Confira e comente o trabalho dos alunos das oficinas de foto e vídeo digital no blog www.mirage.com.br/ibs.
Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário
Last modified: abril 15, 2008