Foto: Pixabay

Ação Social do Sertões leva sustentabilidade à comunidades carentes

Redação Webventure/ Offroad

Escolas ganham bibliotecas  salas de computação dentre outras melhorias (foto: Divulgação)
Escolas ganham bibliotecas salas de computação dentre outras melhorias (foto: Divulgação)

Além dos 5 mil quilômetros por entre seis Estados, o Rally dos Sertões passará por alguns outros lugares fora das trilhas do maior rali do país, com a Ação Social do Sertões, uma iniciativa do Instituto Brasil Solidário (IBS) que leva à escolas por onde passa a competição, mais qualidade e serviços. Anualmente, a organização sem fins lucrativos atende cerca de 350 mil pessoas de comunidades mais desfavorecidas e de baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

Deade 2001, livros, computadores, bibliotecas e outras doações são feitas nas escolas, além de palestras sobre meio ambiente, saúde bucal, oficinas culturais e teatrais, dentre outras atividades que também fazem parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola (PDSE), que visa não só implementar essas melhorias nos locais, como fazer com que a instituição dê prosseguimento após a passagem do IBS.

“Planejamos ações que sejam efetivas para o desenvolvimento escolar e que promovam a sustentabilidade em outras palavras, que continuem sendo executadas pelos alunos e gestores que treinamos mesmo depois do final do rali”, afirma Luis Salvatore, diretor do projeto.

Para cada escola serão doadas bibliotecas completas, com as prateleiras, livros e revistas novos, até computadores para ajudar na catalogação desse material. Além das palestras do PDSE, haverá trabalhos de implementação de coleta seletiva e reaproveitamento do lixo, além de um projeto para arborização de cada escola a partir de sementes e mudas levadas pelo programa em conjunto com a Secretaria do Verde.

Na área da saúde, são montados mini-consultórios móveis com equipes de odontologia, pediatria, clínica geral, ginecologia e oftalmologia atendem gratuitamente a população de cada local.

“Fazemos a triagem de pacientes para posterior entrega de óculos e exames de papanicolau. Mas creio que a montagem de uma pequena farmácia que faremos em cada cidade será de extrema importância. Através de receituário médico utilizado pelos profissionais do Programa serão entregues imediata e gratuitamente os medicamentos prescritos na receita”, conta Salvatore.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 22, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure