Foto: Pixabay

Ação Social do Sertões: resultados revelam projeto-modelo

Redação Webventure/ Offroad

52 micro-cirurgias foram realizadas (foto: Instituto Brasil Solidário)
52 micro-cirurgias foram realizadas (foto: Instituto Brasil Solidário)

No dia 18/ago, a equipe de voluntários concluiu as atividades da 2ª etapa do “Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola” e a Ação Social do Rally dos Sertões. Após percorrer 7.500 km para levar atendimento médico e ações educacionais a nove das cidades com os menores IDHs do país, o grupo agora concentrará sua atenção em estruturar as atividades que serão desenvolvidas na 3ª e última etapa de 2007, em novembro.

Com a segunda etapa concluída, somam-se 10.908 atendimentos médicos realizados, sendo 871 odontológicos e 736 oftalmológicos. Junto a toda estrutura de equipamentos e materiais médicos, nesta segunda visita a equipe pôde realizar, pela primeira vez, 79 exames cardíacos completos, voltados a hipertensos. Outro reforço na área médica foi a presença de uma especialista em micro-cirurgias junto à equipe. Com ela, foram realizados 52 procedimentos.

Distribuídos entre as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, os municípios receberam também nas duas etapas mais de 50.000 livros e revistas. Com isto, novas bibliotecas puderam ser totalmente montadas. Em cada uma das cidades, a equipe capacita os profissionais para catalogar e administrar a biblioteca, que tem acesso livre não apenas para estudantes como para demais moradores da comunidade.

“Este modelo de trabalho está sendo aperfeiçoado a cada nova visita. Mobilizamos, em média, 25 voluntários e mais 40 pessoas locais em cada cidade, que trabalham entre uma visita e outra, maximizando assim os resultados e potencializando a sua continuidade, que é um de nossos principais objetivos”, comentou Luis Salvatore, coordenador dos projetos.

Cerca de 8.000 alunos das escolas atendidas receberam também kits escolares com cadernos, livros, revistas e material para escovação para que possam dar continuidade a seus estudos também em casa. Nas escolas, os voluntários auxiliaram os alunos a plantarem mudas de árvores nativas da região e arborizarem, assim, os pátios e o entorno escolar.

Meio ambiente – Ainda na área de meio ambiente, foram criadas nove hortas, doadas ferramentas para sua manutenção e ministradas palestras sobre como usar o excesso da colheita para geração de renda. Dentro do princípio dos 3R’s (redução, reciclagem e reaproveitamento), foram realizados workshops de reciclagem e oficinas de pintura do material produzido.

Outra novidade do projeto em 2007 foi a Oficina de Comunicação que, além de demonstrar como funciona a veiculação de notícias, auxiliou os estudantes a criarem um jornalzinho para sua escola ou comunidade. Até o final da terceira etapa, as escolas colocarão o informativo em circulação.

Os estudantes assistiram as apresentações de um contador de história e também do teatro de marionetes. Já os professores puderam participar de oficinas de contação de histórias e de manipulação de marionetes para terem este reforço teatral como mais uma ferramenta para propiciar o clima lúdico em suas aulas.

Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário

Last modified: agosto 24, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure