Foi montada uma feira de artesanato na escola (foto: Divulgação)
A equipe da Ação Social do Rally dos Sertões e do Instituto Brasil Solidário esteve novamente em Natal (RN), na Escola Nossa Senhora dos Navegantes, no dia 27 de junho. A escola fica próxima a uma vila de pescadores, na comunidade da Redinha.
O programa desenvolveu oficinas de artes para professores e alunos interessados. As oficinas de arte e meio ambiente, também financiadas pela MVK Motos do Brasil, oferece cursos de papel reciclado, pintura em material reciclado e reutilização de garrafa pet.
Organizadas por Ana Elisa Salvatore, Valter Lima e Fátima Gesualdo, as oficinas e workshops possibilitaram a familiarização da comunidade com o reaproveitamento e utilização de material reciclado. Além das atividades levadas pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola PDSE, foi também realizada uma oficina de pintura em sabonetes, latinhas e bordados com artistas da região, coordenada pela professora Flaviana e sua equipe de artesãs da comunidade.
Este iniciativa foi muito significativa para os pais de alunos que participaram. A importância de trabalhar uma geração de renda extra, como o artesanato ligado à pintura, fuxico e reciclados, será continuada agora pela escola e pelos grupos que foram formados no dia de hoje, disse a professora e artista.
Números – A equipe concluiu as atividades da 2ª etapa do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola e a Ação Social do Rally dos Sertões com muita satisfação e alegria com alunos e professores da escola. Com a segunda etapa concluída, somam-se 5.033 atendimentos médicos realizados na etapa e na continuação com materiais doados aos Postos de Saúde de cada local.
Na área médica, foram realizados 385 atendimentos odontológicos, 885 oftalmológicos com 513 óculos, 376 pediátricos, 318 ginecológicos e 303 atendimentos clínicos. Junto à estrutura de equipamentos e materiais médicos, a equipe também pôde realizar 62 exames de eletrocardiograma completos, voltados a hipertensos, portadores de diabetes e pessoas de risco e com alto índice de colesterol. Foram realizados, ainda, 491 testes de glicemia e pressão.
Mais de 450 professores foram avaliados e 9 viveiros foram construídos por alunos e gestores. Nesta segunda visita a equipe também pôde realizar mais 10 próteses dentárias, e na área de incentivo a formação de novas bibliotecas, mais quatro localidades (Santa Helena (GO), Crateús (CE), Mossoró (RN) e Natal (RN)) receberam um novo acervo do projeto, com cerca de 600 títulos.
Além disso, 200 alunos foram beneficiados para continuidade nas atividades do blog, 60 agentes de saúde participaram das atividades, entre outras ações como artes, teatro, horta e coleta seletiva e apresentações que movimentaram público com mais de 2.500 pessoas por dia.
Confira e comente o trabalho dos alunos do programa de inclusão digital, publicados no blog www.mirage.com.br/ibs.
Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário
Last modified: junho 30, 2008