Foto: Pixabay

Ação Social dos Sertões termina com saldo positivo

Redação Webventure/ Offroad

Alunos desfilam com roupas confeccionadas em material reciclado (foto: Divulgação)
Alunos desfilam com roupas confeccionadas em material reciclado (foto: Divulgação)

Mais de 120.000 pessoas beneficiadas. Este é o resultado final da Ação Social do Rally dos Sertões 2006, que terminou neste fim de semana (29) na Escola Municipal Chico Mendes, em Porto Seguro (BA), completando assim a terceira fase do projeto. Todo o trabalho mobilizou mais de 50 voluntários desde o dia 28 de maio e passou por 10 cidades de quatro estados: Goiás, Tocantins, Piauí e Bahia.

Foram realizadas 7630 consultas médicas nas áreas de odontologia, ginecologia, obstetrícia, dermatologia, clínica geral, pediatria e oftalmologia. Nesta última, 424 óculos foram confeccionados e os moradores puderam ter uma vida mais digna enxergando melhor. Só na Bahia, foram realizadas 3900 consultas de todas as especialidades.

Também foram realizadas palestras na primeira e terceira fases, onde a população foi conscientizada sobre os cuidados com o meio ambiente, saúde bocal, DSTs, drogas, nutrição, câncer, hipertensão e diabetes. Além disso, os voluntários fizeram oficinas para professores e alunos sobre reciclagem, pintura, desenho, fotografia digital e confecção de histórias. Os alunos tiveram a oportunidade de se apresentar contando histórias e também com o teatro de marionetes.

Mais de 8000 kits escolares foram entregues às crianças das comunidades atendidas, além das bibliotecas que foram montadas em cada local. Todos os temas abordados nas oficinas e palestras terão uma continuidade com os próprios moradores graças as apostilas entregues às comunidades. As cinco cidades representantes das ações no Estado da Bahia receberam juntas mais de 4200 kits escolares e cerca de 15400 livros.

Ambiental – Os programas horta comunitária, arborização, coleta seletiva (com entrega de lixeiras) e compostagem foram implantadas e os resultados já podem ser vistos nas comunidades.

“Fizemos um relatório de cada uma das escolas e dos municípios. Agora aguardamos, até janeiro, o recebimento das Avaliações de Impacto de cada uma das instituições, para apurarmos os pontos positivos e aqueles que devem ser melhorados no próximo ano”, afirmou Luis Salvatore, coordenador-geral da equipe.

As 10 próximas cidades que irão receber a ajuda dos voluntários da Ação Social em 2007 ainda não estão definidas, mas o Instituto Brasil Solidário já está negociando com empresas que se interessam pelo programa a sua continuidade no ano que vem.

As cidades visitadas foram avaliadas em etapas anteriores e três delas foram premiadas com uma máquina digital para uso dos professores e alunos.

Além disso, os voluntários entregaram homenagens a todos os que se empenharam e aos que ajudaram nos projetos. Todas as escolas estão recebendo uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano e foram certificadas como agentes multiplicadores dos programas de educação da Ação Social do Rally dos Sertões.

As entidades receberam uma ajuda de R$ 300,00 para investirem em projetos, infra-estrutura e materiais. “Esperamos que, com este valor, seja construído um escovódromo ou a biblioteca seja ampliada, ou ainda sejam comprados novos equipamentos que a escola considere fundamentais para o ensino continuado”, afirmou Salvatore.

Os beneficiados devem prestar contas do valor investido ao Instituto Brasil Solidário. Com isso, o Instituto pode monitorar as prioridades das escolas e auxiliar no que for preciso. Boa parte dos recursos veio de doações do piloto Robert Nahas.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 30, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure