Webventure

Ação Social dos Sertões volta à escola após seis anos


Alunos se apresentam em escola do nordeste (foto: Divulgação)

Chegou, chegou, Rally dos Sertões. Brasil Solidário com projetos e ações! ao som de centenas de pessoas, foi com este emocionante grito de ordem que a equipe foi recebida nos dias 20 e 21 de abril pela Escola Umbelino Alves da Silva, na comunidade rural de Curral do Meio.

Após seis anos de espera pela escola, e quatro da última visita à cidade, a equipe de profissionais do IBS viu como a multiplicação dos trabalhos têm sido realizada por escolas interessadas pelos programas educacionais levados país afora.

Nas últimas duas visitas, os gestores da escola Umbelino Alves da Silva acompanharam os trabalhos realizados em outras unidades de ensino, e mesmo sem a visita direta dos profissionais à escola, colocaram em prática diversos projetos levados às demais unidades visitadas, provando que a multiplicação dos trabalhos é uma realidade para todos aqueles que querem fazer acontecer.

As novas propostas do Programa de Desenvolvimento Sustentável, levadas às escolas com o Rally dos Sertões, Palmeirinha Rally e Fundação Itaú Social foram muito bem recebidas e acolhidas pelos moradores. O desenvolvimento do programa e de suas novas ações em algumas cidades acontece através do retorno direto da população atendida e da avaliação de impacto, realizada anualmente.

As atividades culturais também fazem parte dos trabalhos levados na primeira visita. Além de poder assistir apresentações regionais, o grupo leva na proposta anual de ações, exposições fotográficas, apoiadas pelo laboratório paulista InstanColor, e o cinema comunitário By Gui Alves.

Cinema comunitário – Ao anoitecer, diariamente, alunos, professores e comunidade assistem a apresentação de um filme educativo ao ar livre, no pátio da escola. Antes da apresentação do filme é exibido um vídeo sobre saúde bucal.

“Foram dias bastante intensos e gratificantes. Após seis anos, o sonho da escola em ter a nossa visita se concretizou, mas nem por isso eles deixaram de iniciar trabalhos que buscassem a melhoria do ensino no local. Temos orgulho de trabalhar com pessoas sérias, empenhadas e empreendedoras”, declarou Luis Salvatore, diretor geral dos trabalhos.

Confira e comente o trabalho dos alunos das oficinas de foto e vídeo digital no blog www.mirage.com.br/ibs.

Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário