Webventure

Ação Social dos Sertões volta a Tocantins


Apresentação cultural das crianças de Ponte Alta (foto: Divulgação)

O Rally Solidário chegou ao Estado do Tocantins, onde os voluntários atuaram nas Escolas Joana Medeiros e Sabino Ferreira Medeiros, no município de Ponte Alta. Nesta terceira etapa, estão sendo finalizadas as consultas iniciadas nas etapas anteriores pela Dra. Andréia Sorelli, médica da família.

A voluntária está atendendo os retornos de Clínico Geral, Pediatria, Dermatologia e Ginecologia, entregando resultados de exames e encaminhando os casos mais graves para a Secretaria de Saúde local. Na área de Ginecologia, os resultados dos exames de papanicolau colhidos na etapa anterior e verificados pela FOSP (Fundação Oncocentro de São Paulo) estão sendo entregues e as pacientes medicadas e orientadas quanto aos procedimentos a serem tomados de agora em diante.

Em Dermatologia, nas biópsias realizadas na visita anterior, foram comprovadas suspeitas de casos de câncer de pele e hanseníase. Estes pacientes foram encaminhados para novos exames e consultas com especialistas da área.

“Os resultados práticos estão superando todas as expectativas graças à divisão em três fases (maio/junho, julho/agosto e outubro). Além disso, conseguimos ver a continuidade e aproveitamento nos locais, o que é fantástico e nos dá segurança para saber que a manutenção ocorrerá pela própria comunidade e professores”, afirmou Luis Salvatore, coordenador-geral da Ação Social.

Visão melhor – Os voluntários também deram seguimento ao Projeto “Sem Visão não Há Educação”, entregando 50 dos 424 óculos confeccionados sob medida às pessoas que foram examinadas na fase paralela ao Rally dos Sertões. Durante a segunda visita em Ponte Alta, assim como nos demais municípios, todos foram examinados e puderam escolher a armação de seus óculos, entre modelos masculinos, femininos, adultos e infantis.

O projeto é patrocinado pela Opto Eletrônica, Apramed e Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, que disponibilizaram dois oftalmologistas e a realização de 827 consultas.

Outro destaque na visita foram os programas ambientais e culturais das escolas, desenvolvidos em parceria com a comunidade e alunos. Além de apresentar a maior horta comunitária até agora realizada, Ponte Alta destacou-se com belíssimas apresentações sobre saúde, cultura e agradecimentos em poesia aos trabalhos prestados pelo Programa em 2006.

Este texto foi escrito por: Webventure