Webventure

Ação Social em Brasília


Clínica de idosos (foto: Divulgação)

Ontem, os trabalhos sociais do Rally dos Sertões aconteceram em dois locais distintos: na Casa do Candango Lar São José, em Brasília (DF), e no Centro de Ensino Especial I de Sobradinho. Houve ações nas áreas de educação, teatro e fotografia, além dos atendimentos médicos. Foi a primeira vez que o grupo da ação social prestou atendimentos em um asilo e numa escola para crianças especiais. Para isto, todas as atividades foram adaptadas.

Nos 10 dias de ação social do ano passado, 3.500 testes de diabetes foram viabilizados com equipamentos Accu-Chek, da Roche Diagnóstica, nos municípios por onde o Rally passou. Por falta de informação nos locais onde a ação social atua, grande parte das pessoas em que o diabetes é diagnosticado já sofrem com conseqüências sérias da doença como: membros amputados e cegueira. É importante que seja feito um diagnóstico precoce para garantir o sucesso do tratamento, já que a doença exige acompanhamento médico especializado.

Além dos testes de glicemia, a equipe médica também aferiu a pressão arterial da população. No país, de 10 a 15% dos brasileiros têm pressão alta, mas grande parte não sabe que é portadora da doença. A incidência de hipertensão é maior entre diabéticos (de 30 a 60%), idosos (de 30 a 50%), obesos (de 20 a 40%) e negros (de 20 a 30%).

Patrícia Motta, voluntária especialista em clínica geral, disse que encontrou pacientes com níveis de glicemia muito altos que não faziam um controle e outros que nem sabiam que portavam diabetes. “Alguns já apresentavam cegueira ou problemas de visão decorrentes do diabetes, e outros apresentavam dificuldade de cicatrização. Quanto à pressão alta, consultei pessoas com seqüelas que haviam sofrido derrame e estavam em cadeiras de rodas. Todos foram encaminhados para trabalhos de acompanhamento nos postos de saúde de suas cidades ou em centros maiores, dependendo do caso”, finalizou.

Este ano 6 toneladas de medicamentos do Laboratório Teuto Brasileiro estão sendo entregues à população e doados para postos municipais. Além dos atendimentos, também foram ministradas palestras sobre sexualidade e DSTs, câncer de mama, nutrição, saúde e higiene oral.

Luis Eduardo Salvatore, coordenador da equipe da ação social, comentou que as visitas foram muito emocionantes para os voluntários, já que grande parte nunca tinha estado num asilo ou numa escola deste tipo: “Este dia foi muito edificante para todos nós, tanto pelo lado profissional como pelo pessoal. A dedicação dos pais com seus filhos e dos professores e assistentes com os estudantes e os idosos é algo extraordinário.”

Hoje a equipe esteve em Goiânia (GO), onde as atividades tiveram início, atendendo a população na Escola Municipal Jalles Machado de Siqueira.

Balanço do dia atendimentos médicos

Número de Testes de Glicemia: 196
Número de Atendimentos Médicos Geral: 235
Número de Atendimentos Oftalmologia: 72
Número de Atendimentos Odontologia: 76
Número de Atendimentos Clínico: 37
Número de Atendimentos Ginecologia: 11
Número de Atendimentos Pediatria: 39


Realização:


Patrocinadores Rally dos Sertões:


Patrocinadores Webventure:
co-patrocínio: apoio:

Sobre o Rally Solidário, a ação social no Rally dos Sertões – Os programas de educação, inclusão, saúde e meio ambiente da ação social do Rally dos Sertões são desenvolvidos através das seguintes parcerias: Dunas Race, Banco Real, Goodyear, Palmeririnha Rally, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Albert Einstein, Opto Eletrônica, Genéricos Teuto, Art Fix, Roche Diagnóstica, Olsen, Apramed, Casas Bahia, Motor Trailer, Instituto Avon, Condor, Colgate, Cristófoli Biosegurança, Gráfica e Editora Van Moorsel, Editora Abril, Qualitymark, Revista 4×4 e Cia., Revista Eco Spy, JKS e Mackenzie. A estimativa de investimentos é de R$ 800.000. Para saber mais acesse o site do Rally Solidário.

Este texto foi escrito por: Webventure