Foto: Pixabay

Ação Social ensina a cuidar da boca

Redação Webventure/ Offroad

Dr. Wolber  na palestra sobre higiene bucal (foto: )
Dr. Wolber na palestra sobre higiene bucal (foto: )

Direto de Imperatriz (MA) – “Para crescer com a dentição boa é preciso escová-los corretamente desde pequeno”. Foi assim que o dentista voluntário Wolber de Campos iniciou sua palestra sobre higiene bucal hoje, na Escola Municipal Paulo Freire, na periferia de Imperatriz. Desde pequeno, é preciso limpar a boca e os dentes corretamente.

A palestra é bastante interativa, pois o dentista questiona a criançada sobre problemas como cáries, tártaro e placa bacteriana, explicando como surgem e o que é preciso fazer para evitar que destruam os dentes. Outra questão abordada é a educação alimentar: que tipo de alimentos e a hora mais apropriada para comê-los. “O açúcar alimenta a cárie, proporcionando seu crescimento”, ressalta o médico, portanto, “nada de ficar o dia inteiro com balas e chiclete na boca”.

Escovação – O Brasil está entre os líderes no ranking de maior incidência de cáries. Para mudar este quadro, é preciso aprender a cuidar corretamente da higiene bucal. “Até os seis ou sete anos, é preciso que a mãe ou alguém ajude a criança na hora da escovação, pois ela ainda não tem coordenação suficiente para fazer um bom trabalho sozinha”, informa o dentista.

O dentista orientou a comunidade a escovar seus dentes, no mínimo, três vezes ao dia. Escovar a língua e usar fio dental diariamente também são medidas importantes para conservar uma boa higiene bucal. “Escovar os dentes nunca é demais”.

A equipe odontológica já atendeu mais de 500 pessoas até o momento e, portanto, sabe a importância de conscientizar a comunidade sobre higiene bucal e escovação. Após o atendimento, cada paciente recebe um kit com escova e pasta de dentes, além de um livrinho explicativo.

Este texto foi escrito por: Patricia Croci

Last modified: julho 6, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure