Webventure

Ação Social faz atendimento oftamológico


Distribuição de óculos. (foto: Divulgação)

A equipe de ação social deixou Palmas (TO) mas continua no Tocantins. Ontem, os voluntários atuaram na cidade de São Félix do Jalapão (TO), onde atenderam a população local na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus. Foram realizados testes de acuidade visual na Unidade Móvel Oftalmológica, além dos atendimentos médicos nas áreas de Pediatria, Clínica Geral, Ginecologia & Obstetrícia, Odontologia, Diabetes e Pressão Arterial.

Neste ano, pela primeira vez, estão sendo efetuados atendimentos oftalmológicos durante o Rally, com a realização de exames de vista, entrega de óculos e a utilização do 1º veículo móvel de oftalmologia do Brasil, desenvolvido na cidade de São Carlos (SP) especialmente para o evento. O projeto, batizado como “Sem Visão não há Educação”, consiste em consultas oftalmológicas a pessoas sem acesso a este tipo de serviço com exame refracional sob cicloplegia, biomicroscopia, tonometria de aplanação e mapeamento de retina.

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), revelam que 15% das crianças matriculadas no ensino fundamental têm algum problema nos olhos. A idéia principal do projeto é a diminuição da evasão escolar por problemas ligados a visão. Os médicos oftalmologistas atenderam alguns casos de urgência e também encontraram casos raros de cataratas em crianças. Só em São Félix, foram 3 diagnósticos desta enfermidade, e os pacientes foram encaminhados para cidades maiores, para que haja imediato tratamento e acompanhamento dos casos.

Segundo os oftalmologistas voluntários Leonardo Castro e Liang Shih Jung, do Instituto da Visão e do Hospital Albert Einstein, a procura pelos atendimentos tem sido bem acima do esperado, mas isso se explica pelo fato de que, em grande parte das cidades visitadas, o oftalmologista mais próximo se localiza a cerca de 300 km.

São Félix do Jalapão conta apenas com um único posto de saúde e um médico, que visita uma vez por mês a comunidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que a relação ideal de oftalmologistas/população é de 1 para 20 mil. Segundo Elisabeto Ribeiro Gonçalves, presidente do CBO, há no Brasil cerca de 1 médico para cada 16 mil habitantes, mas o principal problema é a má distribuição de médicos desta especialidade pelo país, concentrados nas capitais e nas regiões mais desenvolvidas economicamente.

Este trabalho conta com o apoio da Opto Eletrônica, Instituto Albert Einstein, Apramed e Motor Trailer. Além dos atendimentos, também foram ministradas palestras sobre sexualidade e DSTs, câncer de mama, nutrição, saúde e higiene oral.

A equipe agora atua em Natividade (TO), onde atende a população na Escola Municipal Archcelina Pacini Vieira.

Balanço do dia

  • Número de Atendimentos Médicos Geral: 269
  • Número de Atendimentos Oftalmologia: 74
  • Número de Atendimentos Odontologia: 74
  • Número de Atendimentos Clínico: 60
  • Número de Atendimentos Ginecologia: 22
  • Número de Atendimentos Pediatria: 39
  • Número de Testes de Glicemia: 121


    Realização:


    Patrocinadores Rally dos Sertões:


    Patrocinadores Webventure:
    co-patrocínio: apoio:

    Sobre o Rally Solidário, a ação social no Rally dos Sertões – Os programas de educação, inclusão, saúde e meio ambiente da ação social do Rally dos Sertões são desenvolvidos através das seguintes parcerias: Dunas Race, Banco Real, Goodyear, Palmeririnha Rally, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Albert Einstein, Opto Eletrônica, Genéricos Teuto, Art Fix, Roche Diagnóstica, Olsen, Apramed, Casas Bahia, Motor Trailer, Instituto Avon, Condor, Colgate, Cristófoli Biosegurança, Gráfica e Editora Van Moorsel, Editora Abril, Qualitymark, Revista 4×4 e Cia., Revista Eco Spy, JKS e Mackenzie. A estimativa de investimentos é de R$ 800.000. Para saber mais acesse o site do Rally Solidário.

    Este texto foi escrito por: Webventure