Webventure

Ação social no Sertões: De olhos no São Francisco


Moradora escolha óculos (foto: Divulgação)

A equipe de Ação continuou seus trabalhos em 31/jul, atuando na cidade de Barra (BA). Dando prosseguimento ao 2º ano do Programa de Oftalmologia durante o Rally Solidário, o Dr. Leonardo Castro, a Dra. Dinorah Engel e as voluntárias Beth Castro e Kárita Arabi atenderam crianças e adultos da comunidade da Escola Municipal Professora Sylvia Araújo.

Em 2005, os oftalmologistas atenderam os pacientes numa Unidade Móvel especialmente desenvolvida pela Opto Eletrônica e pela Apramed para a ocasião. Este ano, as duas empresas trabalharam por seis meses para adaptar os equipamentos para as salas de aula, tornando-os desmontáveis. A mudança foi baseada em acertos e dificuldades do ano anterior.

Jarbas Castro, presidente da Opto Eletrônica, destacou que ano passado 1º ano da parceria com o Rally Solidário – foram realizadas quase 100 consultas por dia, um número bastante elevado mesmo se comparado a clínicas oftalmológicas com alto volume de pacientes. E concluiu: “É super gratificante poder ajudar uma população tão carente como a do percurso do Rally dos Sertões. A boa visão permite ao cidadão realizar coisas simples como pescar, costurar e – o mais importante – consegue transformá-lo em um ser produtivo para a sociedade.”

O Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein também patrocina o Programa que só em 2005 executou 783 consultas e confeccionou 405 óculos. A parceria fez com que os médicos do Hospital tivessem uma experiência diferente com trabalho de campo. Segundo Renato Tanjoni, Gerente de Projetos e Parcerias e Luiz Maria Ramos, Gerente Executivo de Programas Comunitários, “os resultados do programa de visão da Ação Social do Rally dos Sertões comprovaram que, mesmo em condições muitas vezes adversas, o profissionalismo e o esforço conjunto de uma equipe podem superar obstáculos e ser recompensados com os resultados obtidos”.

A cidade de Barra foi fundada no século XIX e está localizada à beira do rio São Francisco. Trata-se de um município histórico e muito bonito graças ao seu casario colonial e bem preservado. No mercado municipal, os voluntários que participaram da 1ª etapa da Ação Social tiveram contato com a população ribeirinha, como pescadores, artesãos de barro, vendedores de mel e de frutas nativas.

Números do dia:
Atendimentos Odontológicos: 104
Atendimentos Clínicos: 45
Atendimentos Ginecológicos: 50
Atendimentos Pediátricos: 48
Atendimentos Dermatológicos: 43
Atendimentos Oftalmológicos: 78

Este texto foi escrito por: Rally Solidário