Foto: Pixabay

Ação social no Sertões: Retratando a alma do sertanejo

Redação Webventure/ Offroad

Gugu dos teclados (foto: Divulgação)
Gugu dos teclados (foto: Divulgação)

A cidade de Seabra (BA) foi a 7ª cidade visitada pela equipe de Ação Social da organização do Rally dos Sertões, no dia 1º/ago. Uma das atrações foi o trabalho de inclusão digital através da fotografia, realizado sob a responsabilidade da fotógrafa Roberta Goldfarb.

Seabra é a porta norte da Chapada Diamantina – um dos maiores Parques Nacionais do Brasil, com paisagens impressionantes e famosas como o Morro do Pai Inácio e via de acesso para a Cachoeira da Fumaça. A oficina de fotos deste ano está dividida em duas turmas por cidade: uma de manhã e uma à tarde. Cada turma tem até 20 alunos, que já foram triados na 1ª visita da equipe às escolas: “São grupos mais interessados e com foco mais profissional, o que ajuda no andamento da oficina”, destacou Roberta.

Assim como em 2005, os alunos têm inicialmente uma aula teórica sobre fotografia. Depois, são feitos retratos dos próprios alunos por eles mesmos em estúdio, que acompanham as ampliações e ganham estas fotos. Um faz o papel de modelo enquanto o outro fotografa, e vice-versa.

Câmeras digitais – Uma das inovações deste ano é que os estudantes têm à sua disposição 10 câmeras fotográficas digitais. Eles saem em dupla pela escola para fazer até 10 fotos cada um. As fotos serão analisadas em São Paulo e os melhores fotógrafos terão suas fotos expostas e serão premiados com câmeras digitais na 3ª visita. O objetivo do contato maior com a câmera é observar qual é a percepção, através da fotografia, destes estudantes com relação ao mundo e ao seu próprio povo. “Com isto, a nossa ação também têm acesso a muito mais informações sobre a realidade dessas pessoas, desde a escola até a suas casas.” conclui Luis Salvatore.

Profissionais da Sangari, que acompanham o grupo de Ação Social do Rally dos Sertões desde Goiânia, doaram kits de ciências para os alunos e ministraram capacitação com enfoque prático sobre o assunto para professores da escola.

No final da tarde, foi doado um teclado semi-profissional para o estudante Reinaldo, 11 anos, mais conhecido como Gugu dos Teclados. O garoto é autodidata e muito talentoso e havia se apresentado para a equipe do Rally Solidário na 1ª visita à Seabra, em junho. O novo instrumento foi comprado graças a renda obtida com o Projeto Pizza Cartilha, realizado na Bendita Hora Pizza, Bar & Arte, de São Paulo, entre os meses de maio e julho deste ano. Gugu alegrou e emocionou os trabalhos até a saída da equipe, que espera que esta seja uma fonte de renda para o artista e sua família.

Números do dia:
Atendimentos Odontológicos: 102
Atendimentos Clínicos: 63
Atendimentos Ginecológicos: 37
Atendimentos Pediátricos: 54
Atendimentos Dermatológicos: 48
Atendimentos Oftalmológicos: 102

Este texto foi escrito por: Rally Solidário

Last modified: agosto 6, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure