A equipe do Rally Solidário trabalhou ontem no Piauí, um dos Estados mais pobres do país e um dos três com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. A situação destes locais é muito complicada, já que muitas famílias têm filhos no intuito de ganhar dinheiro do Governo. A cada filho nascido, o casal ganha uma ajuda financeira assim como quando o coloca na escola, o que faz com que as famílias aumentem exclusivamente em função disso: a ilusão de que vão ter mais dinheiro a cada novo filho.
A Escola Municipal Orlei Cavalcante Pacheco, que na 1ª etapa apresentou dificuldades, mostrou que é possível dar a volta por cima, já que os trabalhos foram surpreendentes.
Várias atividades foram desenvolvidas para alegrar a criançada, entre elas o teatro de marionetes e a contação de histórias. No meio da apresentação do teatro, uma menina, encantada com as marionetes, levantou-se da platéia, abraçou e beijou um dos bonecos.
Buscando valorizar a identidade nacional, a Cia. também transforma personagens da vida real em bonecos. É o caso do tocador de pífano, novo personagem deste ano, e do boneco Palmeirinha, inspirado no piloto de mesmo nome, patrocinador das Ações Sociais. Transformando o Rally num personagem, os voluntários buscam aproximar a competição destas comunidades.
Já o projeto de contação deste ano envolve três participantes da Cia. Sons da Palavra: uma atriz e dois músicos. Além da atividade de contação, há um trabalho cultural que busca apresentar crianças à música erudita. Muitas delas estão conhecendo agora objetos como violoncelo e violino, antes instrumentos muito distantes das suas realidades. Complementando o programa, os voluntários ainda estão ensinando professores e estudantes a desenvolver instrumentos musicais com material reciclável.
Junto com a entrega da biblioteca na 1ª visita, foi também deixada uma apostila instrutiva sobre contação de história com metas para os docentes. No período da manhã, os profissionais da Cia. estão realizando um curso de capacitação em leitura para os professores e orientam o assunto com uma apostila complementar, entregue nesta etapa.
Números do dia:
Atendimentos Odontológicos: 81
Atendimentos Clínicos: 56
Atendimentos Ginecológicos: 55
Atendimentos Pediátricos: 65
Atendimentos Dermatológicos: 47
Atendimentos Oftalmológicos: 87
Este texto foi escrito por: Rally Solidário
Last modified: fevereiro 23, 2017