Diogo na ação social (foto: Divulgação)
No segundo dia de trabalho, o voluntariado atuou em Minaçu, ainda no Estado de Goiás. Minaçu é um município próximo à Serra da Mesa, numa região com uma das maiores reservas de amianto crisotila do mundo. O destaque no município foi o Projeto Ambiental, que oferece às escolas oficinas de Reciclagem e pintura e também um curso de instrumentos musicais, que são feitos a partir de material reaproveitado. Boa parte do Programa de Meio Ambiente da equipe já foi desenvolvida na 1ª visita do grupo às cidades.
Nesta fase, o responsável pela atividade, Valter Lima, está verificando se o Projeto de Coleta Seletiva está realmente funcionando como planejado. Ele também está checando o andamento dos trabalhos de Horta Comunitária e Arborização nas escolas, este último desenvolvido graças à doação do Clube da Semente do Brasil. O sucesso da ação em Minaçu foi tanto que o trabalho foi multiplicado para outros colégios locais. A mobilização da comunidade aqui é marcante., destacou Valter.
O reconhecimento dos alunos que estão cuidando das árvores e mudas plantadas na 1ª fase está sendo feito através da entrega de kits de livros doados pelo Banco Real (do Programa Brincando na Rede), além de uniformes da equipe Motortrailer, com mensagens de incentivo a preservação ambiental.
Trilha limpa – Outro trabalho Ambiental desenvolvido durante o Rally dos Sertões é o da equipe Canastras, apoiada pela Goodyear. O time limpa toda a trilha percorrida pelos competidores da prova, utilizando, para isso, equipamentos de alta tecnologia. Além disso, a equipe Canastra também desenvolve ações nos parques de apoio, junto com os competidores do Rally.
Diversas gestantes ganharam da OVG Organização das Voluntárias de Goiás kits mamãe, fraldas descartáveis e cestas básicas arrecadadas no show de largada do Rally.
Diogo Salles, coordenador da oficina de Desenho, desenvolveu um curso especial para os deficientes auditivos da Associação de Surdos e Cegos de Minaçu. Além disso, os deficientes visuais receberam uma maca de massagem para que possam fazer um curso profissionalizante.
O grupo de deficientes também fez uma apresentação ao pessoal da Ação Social na escola. Ficamos muito próximos da realidade dos deficientes e resolvemos ajudá-los com algo que eles pediram na 1ª. visita e que será útil para a colocação profissional da associação, destacou Luis Salvatore, coordenador dos trabalhos.
Números do dia:
Atendimentos Odontológicos: 102
Atendimentos Oftalmológicos: 88
Atendimentos Dermatológicos: 58
Atendimentos Clínicos: 41
Atendimentos Pediátricos: 33
Atendimentos Ginecológicos: 43
Este texto foi escrito por: Rally Solidário
Last modified: julho 28, 2006