Webventure

Ação Social realiza atendimentos ginecológicos


Entrega dos óculos (foto: Instituto Brasil Solidário)

Depois de um deslocamento extremamente difícil por dentro do “deserto” do Jalapão, a equipe do Instituto Brasil Solidário chegou a Mateiros (TO), onde trabalhou nos dias 28 e 29/out. O voluntariado trabalhou na Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas.

Nesta etapa, a logística da equipe conta com um Troller, com uma carreta e a van do IBS, doada pela Associação CitiEsperança. Os materiais são transportados em caixas especiais, desenvolvidas pela Jaguaré Embalagens.

Na área de ginecologia, as coletas de papanicolau estão sendo realizadas no Gineco-portátil Olsen, pela nova voluntária e enfermeira Amélia Oliveira. O material coletado será encaminhado para a FOSP Fundação Oncocentro de São Paulo. Posteriormente, os resultados – lacrados e nominais – serão enviados para o Posto de Saúde local. Caso necessário será dada junto com o resultado uma orientação, por escrito, pela médica ginecologista do Projeto, Dra. Andréia Morelli.

Antes do início das coletas, Amélia profere uma palestra com todas as mulheres que serão atendidas e também para todos os interessados. Os temas abordados são câncer de colo do útero e câncer de mama. Outros assuntos também são levantados, como sexualidade e gravidez. No final, um folheto auto-explicativo sobre auto-exame da mama será entregue para cada participante.

“Há muito tempo queria trabalhar com o Instituto. Estou muito feliz por que temos obtido ótimos resultados nas cidades por onde já passamos. Espero poder ajudar estas mulheres e =irar as suas dúvidas”, afirmou Amélia.

De modo a incentivar brincadeiras e aumentar o leque de diversões da garotada, na etapa II, foi doado para Vila Mumbuca – povoado de Mateiros – e também para a comunidade de Canudos Velho (BA) um parque completo com gangorra, balanço, gira-gira, escorregador, entre outros brinquedos.

“A idéia era que o parque fosse montado antes da nossa chegada. Como aqui isso não ocorreu, fizemos este processo durante a visita. O resultado é que as crianças agora têm de fato o parquinho de diversão” comentou o voluntário Everton Lucena.

Em Mateiros, nesta etapa foram realizados: 31 atendimentos odontológicos, 78 procedimentos de ginecologia e coletas de papanicolau e foram entregues 48 óculos.

Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário