Pickup da Ação Social atolada no Maranhão. (foto: Patricia Croci)
Direto de Ubajara (CE) – Foi uma aventura e tanto. A equipe da Ação Social resolveu fazer o deslocamento entre Barreirinhas (MA) e Ubajara (CE) através de uma trilha, para economizar tempo e, aproximadamente, 400 km de percurso. Seguiram pela trilha o pessoal da logística e do teatro, pois são os únicos com carros com tração. Peguei carona com o pessoal do teatro. A equipe médica e os dois caminhões seguiram por outro caminho, com mais de 800km de percurso.
Seguimos pela trilha, guiados por um guia de Barreirinhas, contratado especialmente para nos acompanhar. Apenas veículos apropriados, com tração, conseguem vencê-la. Em alguns trechos, percorremos pelo mesmo caminho que os pilotos encontrarão hoje na etapa especial. Apesar da dificuldade, seguíamos num bom ritmo até que um dos carros ficou sem embreagem no meio da trilha! Após uma rápida reunião, decidiu-se amarrar o carro quebrado e tentar puxá-lo pelo resto da trilha. O sucesso da operação durou apenas alguns metros. A corda arrebentou enquanto tentávamos subir uma duna. A solução foi aguardar a chegada do resgate, acionado por telefone, para tentar resolver o problema.
Sem alternativa, aguardamos a chegada do guincho sentados na areia. A pausa até que veio em bom momento, pois o céu do Maranhão estava muito estrelado e, mesmo sem a lua para iluminar a paisagem, era possível notar a beleza selvagem do território brasileiro. Lindo!
O mecânico não demorou a chegar, mas avisou que o conserto demoraria muito, pois foi preciso trocar a embreagem. A equipe se re-arrumou nos carros para seguir viagem. Dois voluntários o Erik e o Leandro ficaram no carro quebrado para acompanhar o mecânico e cuidar de nossas malas enquanto o resto de nós seguiu viagem pelo sertão. Como o cansaço era grande, optamos por dormir pelo caminho e nos hospedamos em Parnaíba (PI).
Enquanto isso – Parece que a bruxa realmente estava solta ontem à noite, pois tanto o carro que levava a equipe médica quanto os caminhões que transportam os equipamentos tiveram problemas mecânicos e demoraram mais de dezesseis horas para chegar à cidade cearense. Os motoristas deverão passar o dia de hoje na oficina mecânica, para consertar os veículos.
Apesar de todos os contratempos, a equipe da Ação Social não perdeu o bom humor e, mesmo não tendo dormido, iniciou suas atividades na escola de Ubajara com apenas uma hora de atraso.
Este texto foi escrito por: Patricia Croci
Last modified: julho 9, 2004