Retornar para a comunidade aquilo que o interior da região Nordeste oferece ao Cerapió. É isso que tem sido feito desde o ano passado pelos organizadores do evento, um dos maiores ralis de regularidades do país. O Cerapió acontece de 22 a 28 de janeiro de 2006, partindo de Fortaleza (CE) até Teresina (PI).
A equipe Novafapi na Trilha percorrerá todo o trajeto do Cerapió, prestando serviço de informação à população dos locais, principalmente sobre saúde para os moradores de povoados que fazem parte do trajeto do evento. As comunidades carentes que residem longe também poderão participar. As palestras serão dadas nos quatro dias de prova, sobre higiene bucal e câncer de mama.
O coordenador do Novafapi na Trilha, Gustavo Moura, explica que os centros de saúdes dos municípios no sertão são muitas vezes longe das comunidades por onde o rali Cerapió passa. Essa pessoas acabam ficando doentes por dias até conseguirem um meio de se dirigirem até o hospital.
Flávia Moreira, diretora do Cerapió, é realista quando diz do retorno merecido a esta população: O que nós não queremos é que alguns povoados sejam contemplados apenas com a passagem da prova. As pessoas se divertem com as bicicletas, motos, etc. Mas e depois que os carros passarem? Nada vai ter mudado para eles. Então concluímos que realizando esse serviço podemos contribuir de alguma maneira.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 26, 2005