Foto: Pixabay

Acidente grave pára primeira especial

Redação Webventure/ Offroad

Franco Giaffone e Alberto Fadigatti capotaram e estão fora do rali. (foto: Andre Chaco/Webventure)
Franco Giaffone e Alberto Fadigatti capotaram e estão fora do rali. (foto: Andre Chaco/Webventure)

A primeira especial do Rally Terra Brasil foi marcada por acidentes graves, que chegaram a interromper a prova. Nesta quinta-feira (19/06), na abertura do rali cross-country, dois carros capotaram no trecho cronometrado de 48 quilômetros e tiveram de receber socorro médico.

A primeira capotagem ocorreu no trecho inicial da especial, próximo de Macaé, no estado do Rio de Janeiro. Pilotada por Bruno Peixoto e pelo navegador Flávio Frydman, a Mitsubishi L200 perdeu o controle e se desgovernou. Apesar do susto, eles continuaram na disputa.

O segundo e mais grave acidente aconteceu a seis quilômetros do final do trecho cronometrado, depois da zona de radar. O piloto Franco Giaffone e o navegador Alberto Fadigatti, líderes no prólogo, em Rio das Ostras pela manhã, também não conseguiram controlar a L200 que caiu em um precipício e pegou fogo.

Vala escondida – “Estávamos em um trecho de reta, entre 60 e 70 quilômetros por hora. A pista tinha muitas pedras e joguei o carro para a lateral, para andar sobre a grama. Só que a vegetação escondeu uma vala. Ainda tentei controlar o carro, mas acabamos tombando”, explicou Giaffone, que sofreu apenas escoriações leves no rosto.

“Depois que o carro caiu em um buraco, não vi mais nada. Quando parou, só deu tempo de sair, antes de pegar fogo”, completou Fadigatti. O veículo despencou por uma ribanceira de 40 metros, capotando várias vezes.

Giaffone foi atendido no hospital de Santa Maria Madalena e liberado em seguida. Fadigatti, que já sofreu uma lesão vertebral durante o Rally Paris Dakar de 2001, recebeu atenção especial da equipe médica e ficou sob observação. Ele deixou o hospital caminhando, mas preferiu partir para Campos dos Goitacazes, para fazer uma radiografia da coluna.

Trecho cancelado – Depois de interromper o rali, a organização da prova decidiu cancelar o trecho final da especial, após os radares. Assim, os tempos da primeira especial só serão divulgados no início da noite. A segunda especial do dia, com 60 quilômetros, estava prevista para o meio da tarde, entre Santa Maria Madalena e Campos dos Goitacazes.

A dupla da equipe Petrobras Lubrax, Klever Kolberg e Lourival Roldan, segunda colocada no prólogo, foi a primeira a chegar à praça central de Santa Maria Madalena, local neutralizado de apoio entre os dois trechos cronometrados.

“Vínhamos muito tranquilos, concentrados nas subidas e descidas, e vendo à frente a poeira dos primeiros colocados no prólogo (Giaffone/Fadigatti). De repente, a poeira sumiu e quando chegamos em Santa Maria Madalena eles não estavam aqui. Não entendi nada”, conta Kolberg.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 19, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure