Webventure

Acidentes afetam equipe Hollywood Troller

Dupla Reinaldo Varella/Alberto Fadigatti decola na duna, capota e está fora da prova.

Arnoldo Jr/Galdino Gabriel, até então vice líder na novatos, ajudam no socorro do grave acidente do início da prova e caem para 4o. lugar

19.01.2000 – O deserto, que é a cara do Dakar, começa a cobrar caro o seu pedágio. A etapa de hoje, 13a. do Rali, entre Waha e Khofra (598 km de especial), no deserto da Líbia foi marcada por vários acidentes graves. A equipe Hollywood Troller desta vez não conseguiu passar ilesa. A dupla Reinaldo Varella/Alberto Fadigatti, que até ontem figurava em 7º.lugar na categoria novatos, decolou numa duna a cerca de 100 km do final da especial, capotou 3 vezes de frente e está fora da prova.

A dupla Arnoldo Jr./Galdino Gabriel, que ocupava o 2º. lugar na novatos, caiu para 4o. Eles pararam para ajudar no socorro do grave acidente envolvendo 4 carros do pelotão de elite do Dakar logo no início da especial, no km 400 tiveram pane elétrica na bomba de combustível, perdendo muito tempo e mais no final ajudaram o companheiro de equipe Varella a desvirar o carro capotado no acidente.

Já as duplas Cacá Clauset/Amyr Klink e Roberto Macedo/Marcos Ermírio de Moraes tiveram excelente desempenho e ganharam mais algumas posições na classificação. Clauset/Klink subiram de 6o. para 5o. lugar na geral da novatos e Macedo/Moraes subiram de 15o. para 13o. A dupla italiana Gomiero/Picchiottino (Nissan) continua líder da categoria.

O vencedor da etapa foi Peterhansel/Cottret (Mega), seguido por Schlesser/Magne e Servia/Lurquin, com Renault Megane. Schelesser/Magne se matém na liderança da prova.

O acidente com o Troller:

A 100 km do final da especial, a dupla Varella/Fadigatti decolou a cerca de 100km/h numa duna mal sinalizada na planilha e capotou 3 vezes. Varella saiu ileso, mas Fadigatti quebrou 2 vértebras. Foi socorrido pelo helicóptero da organização e levado para o centro médico do acampamento, que não tinha recursos para dar o atendimento necessário. De lá, foi levado para o hospital da cidade de Khofra, com fortes dores nas costas e dificuldade para respirar e um corte no calcanhar. Após tirar radiografias, foi constatada a fratura de duas vértebras. Fadigatti deverá ser transportado para o Cairo e de lá transportado para o Brasil.

Enquanto isso, Varella ficou ao lado do carro capotado, esperando o resgate. O carro não sofreu danos sérios: quebrou apenas o pára-brisa e estragou um pouco a capota. Até que seus companheiros na equipe Hollywood Troller, Arnoldo Jr/Galdino Gabriel, o encontrou no caminho e ajudou a desvirar o carro.

Direto do deserto

Palavra do Fadigatti (após ter sido socorrido, já no acampamento)

“O acidente aconteceu numa duna pequena, cerca de 10metros, porque fizemos a opção errada. Não tínhamos referência na planilha e nenhum tipo de sinalização. Tinha uma parte mais baixa e outra mais alta, acabamos indo pelo lado mais alto e decolamos a uns 100 km/h. Foi igualzinho ao acidente que aconteceu pela manhã, com os líderes, só que eles estavam a 180 km/h. O carro está em ordem e o Varella ficou lá esperando resgate. Agora estou bem. Só sinto dores nas costas”.

Palavra do Cacá

“Ufa! Parece que hoje a bruxa tá solta. Tomei um tremendo susto ao chegar ao final da especial e deparar com o Fadiga sendo transportado de maca pelo helicóptero. Pensei ! Deu m…. Mas graças a Deus está tudo bem. Quanto a especial de hoje, foi muito chata, cerca de 400 km de retas, quem tinha motor ia passando. Quanto aos pneus, sou o único da equipe que optei pelo RA02 BF Goodrich e estou me dando muito bem. Vou continuar com essa opção.

Classificação geral Novatos:

  • Gomiero/Picciottino (Ita/Nissan), 40h43’46
  • Busquets/Bosch (Esp/Toyota), 41h56’02
  • Henrard (Bel/Buggy), 42h43’10
  • Arnoldo/Galdino (Bra/Troller), 43h32’02
  • Clauset/Klink (Bra/Troller), 44h17’31
  • Ashley/Shuckburgh (Ing/Toyota), 45h43’57
  • Sarrazin/Ducassou (Fra/Toyota), 45h53’32
  • Azar/Desmazure (Sen/Toyota), 46h01’39
  • Duval/Fabre (Fra/Nissan), 46h38’19
  • 13. Macedo/Moraes (Bra/Troller), 52h22’30

    O acidente com os ponteiros

    Do acidente de hoje, envolvendo quatro dos ponteiros da prova, (Shinozuka, Prieto,
    Souza e De Mevius), ocorreu a apenas 63 quilômetros da largada por volta das 7 horas da manhã quando os carros (aliás característica desta etapa) andavam muito próximos entre si. O Mitsubishi L200 dos portugueses Souza e Pinto foi o primeiro a ser surpreendido ao saltar uma duna e cair fora de equilíbrio. Atrás dele o Nissan de De Mévius/Delli Zotti capotou umas 5 vezes, já os Mitsubishi Pajero de Shinozuka/Serieys e Prieto/Malmon, mesmo andando ainda um pouco mais à esquerda do que os outros dois sofreram com a mesma duna.

    Segundo Bruno Saby, que foi o primeiro a avisar para o helicóptero o ocorrido, os concorrentes estavam a cerca de 1 Km afastados (mais a leste) que o traçado indicado pelo livro de bordo. Todos foram socorridos devidamente por um helicóptero da organização. Alguns como os portugueses foram reportados como em estado grave, enquanto o companheiro do japonês Shinozuka também inspira cuidados.

    Mas a etapa, além do acidente, foi também de navegação difícil fazendo com que muitos
    se perdessem e alguns se atrasassem bastante devido à pane seca em seus
    carros. Os protótipos, conforme esperado, seguem dominando esta parte do
    Rallye. São carros leves, velozes e aerodinânicos e, mesmo quando têm
    apenas tração em duas rodas, mais fáceis de conduzir.

    Não perca no site da Hollywood Troller a nova seção “Diário do Dakar”, contando o dia a dia do rali, pelo ponto de vista de quem está lá!

    O que esperar de amanhã – Etapa XIV 20.01.00

  • Khofra (Líbia) > Dakhla(Egito) DL-2Km, Esp-789Km, DC-61Km TT-852Km
    O Rali sai da Líbia para entrar no Egito, na mesma trilha do Cruzeiro Saviem realizado em 1977. Uma etapa muito variada e completa que faz lembrar todos os tipos de terrenos e pilotagem diferentes que podemos encontrar na África: navegação, trial, travessia de canyons, dunas, superação dos Ergs, uma etapa de areia, inédita no Dakar.

    A mais longa etapa dessa 22a. edição do Dakar tem os primeiros 160Km, até
    a fronteira do Egito, muito rápidos. Ao chegar ao Egito vão atravessar o Grande Mar de Areia. Na ocasião do reconhecimento a equipe da organização demorou três dias para achar as passagens entre os maciços intransponíveis – falésias de 50 metros de altura – e o Grande Mar de Areia que começa no topo. As dunas de areia muito fofa chegam a ter 100 metros de altura. Entre essas montanhas de areia existem pequenos vales que são, eles também, outras dunas. Muita atenção com as instruções para encontrar as passagens que levam de vale em vale. Até o final em Dakhla uma especial muito veloz sobre grandes platôs arenosos.

    Comentário do Piquet

    Mais uma etapa velocíssima com a média chegando aos 138Km/h. Imaginem só vocês que é média para se fazer em autoestradas das boas e vão pulando de duna em duna. São trechos enormes com o acelerador a fundo, tanto que alguns até trocam de pé no acelerador para evitar o cansaço. Um acidente feio envolvendo 4 dos líderes tirou da prova os vencedores de etapas Shinozuka/Seryies e Sousa/Luz. Hoje mais uma vitória do francês Peterhansel pilotando seu protótipo Mega, apenas um minuto à frente do meu amigo Schlesser com seu protótipo Renault Megane e do outro Renault Megane conduzido pelo espanhol Servia. Aliás o Schlesser atolou, perdendo mais de 5 minutos no processo e teve que ser desatolado pelo Servia que o segue como uma sombra. É o jogo de Equipe, fazendo com que dois ou mais carros juntos consigam perder menos tempo juntos, do que se estivessem por si só. A Equipe Hollywood Troller segue firme, andando em grupo quando dá e tocando os seus valentes jipes cearenses no limite.

    Este texto foi escrito por: Meg Cotrim