Webventure

Ações Sociais do Rally dos Sertões acabam na Bahia


Ação Social criou bibliotecas em cidades da Bahia (foto: Divulgação/ Instituto Brasil Solidário)

No último domingo (18) terminou a primeira fase de Ações Sociais do Rally dos Sertões, com a conclusão dos trabalhos na Escola Municipal Chico Mendes. Localizada na cidade baiana de Porto Seguro, a instituição contou com a ajuda dos habituais voluntários que foram reforçados por mais duas pessoas que vieram de São Paulo.

Durante a passagem pelas comunidades o grupo foi muito bem recebido e presenciou diversos “causos” interessantes. Durante a passagem por uma cidade da Bahia, por exemplo, o coordenador geral Luis Salvatore foi entrevistado ao vivo por uma rádio local, que já havia marcado a entrevista com semanas de antecedência.

Salvatore conta uma experiência curiosa vivenciada em 2004, após passar por uma zona rural do Ceará. “Em 2002 o Rally passou numa cidade do interior e nós da Ação trabalhamos em uma escola pública no perímetro urbano. Em 2004 atuamos na zona rural e uma professora veio nos contar que as crianças que não tinham visto a prova do Rally passar pela cidade, achavam que o Rally era uma pessoa, o “Sr. Rally”, e queriam conhecê-lo”.

Para ajudar na torcida e diminuir a ansiedade, a equipe de Ação Social distribuiu bonés da equipe Palmeirinha Rally para as pessoas. O próximo deslocamento dos voluntários será para uma comunidade indígena Pataxó, em Caraíva, onde será estudada uma Ação Social para a terceira fase do Rally, em outubro e novembro de 2006.

A Ação Social do Rally dos Sertões realizou 562 atendimentos odontológicos, com 197 restaurações e 13 extrações; 394 pessoas foram consultadas nas especialidades de Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia e 455 testes de glicemia e pressão foram efetuados.

Este texto foi escrito por: Webventure