Foto: Pixabay

Acompanhe a final masculina do Pan-americano de Escalada Esportiva

Redação Webventure/ Montanhismo

Cesinha está confiante na final (foto: Ricardo Leizer)
Cesinha está confiante na final (foto: Ricardo Leizer)

Direto do Equador, com informações de Ricardo Leizer e Janine Cardoso, acompanhe todos os lances da final masculina do Campeonato Pan-americano de Escalada Esportiva, com a presença do brasileiro Cesar Grosso.

Quarto boulder
Alba entra para o último e decisivo boulder e consegue mandá-lo à vista. Andres Quintero também manda o boulder à vista, assim como o argentino Santiago Garcia e o venezuelano Manoel Escobar e o chileno Jesus Gonzalez. Cesinha também foi bem e mandou o último boulder. “Pelas contas aqui, ele ficou em segundo com o Gonzalez em primeiro, mas vamos esperar pelo oficial”, disse Leizer.

Terceiro boulder
Pela ordem, novamente Santiago de Alba é o primeiro a iniciar a escalada no terceiro boulder, uma via negativa e muito complicada. Ele não conseguiu completar. Andres Quintero também caiu logo no início, tentou por diversas vezes, mas não conseguiu completar o boulder. Santiago Garcia entra para seu terceiro boulder, mas também cai no início da escalada. “Segurar nessa agarra bônus está complicado”, comenta Janine.

Escobar toca na agarra bônus, mas não consegue dominá-la na primeira tentativa, somente na segunda. “Eles estão muito cansados. Os lances são difíceis, mas dá pra ver o cansaço de cada um”.

Gonzalez domina a agarra a bônus e consegue progredir em sua primeira tentativa, mas caiu no último movimento. “Ele é pequeno mas faz os movimentos com uma consistência grande”.

Cesinha toca na agarra bônus em sua primeira tentativa, mas não consegue dominá-la. Já na segunda, ele consegue passar, mas caiu no último movimento, sem ter tocado a última agarra. Ele decide não tentar novamente e poupa forças para o último boulder.

Segundo boulder
O mexicano Santiago de Alba é o primeiro a entrar no segundo boulder, mas não conseguiu completar. Já o equatoriano Andres Quintero caiu em suas tentativas e não conseguiu completar a escalada. “A última agarra é bem complicada”, explica Leizer. O argentino Santiago Garcia caiu na primeira tentativa e não conseguiu completar o boulder, mas chegou na agarra bônus. Manoel Escobar, da Venezuela, caiu em suas três tentativas.

O chileno Gonzalez, um dos favoritos, pegou na última agarra em sua primeira tentativa, mas não dominou e partiu para uma nova tentativa, também sem sucesso. “Ele quase mandou, o público vibrou muito”, contou Janine.

Cesinha é o último a entrar na via e também não conseguiu mandar à vista. “A primeira tentativa foi boa, mas ele caiu antes da agarra bônus”, disse Janine. Na segunda tentativa, ele tentou um movimento dificílimo usando os pés no alto do bolder, mas também acabou caindo. Nenhum atleta conseguiu.

Primeiro boulder
Todos os seis atletas, incluindo o brasileiro Cesar Grosso, mandaram o boulder à vista. “Esse primeiro boulder está fácil, é para aquecer a galera”, comenta Janine. “Todo mundo deve fazer top”, disse Leizer. “Essa agarra bônus é a mais bonita que já vi”, completa. Os atletas passaram sem muitas dificuldades pela primeira escalada, de um total de quatro. Neste momento, preparam-se para entrar no segundo boulder da disputa.

14h19 – Após a leitura das vias, a organização faz a apresentação dos atletas que disputam a prova. A competição começa em instantes. Os atletas tem quatro minutos para tentar a via. Todos fazem o primeiro boulder, passam para o segundo, e assim sucessivamente.

14h12 – Os seis atletas começam a fazer a observação dos quatro boulders. Eles só podem tocar nas agarras iniciais. São dois minutos de observação em cada boulder, de um total de quatro.

Atletas na final:
1) Cesar Grosso, Brasil
2) Jesus Gonzalez, Chile
3) Manoel Escobar, Venezuela
4) Santiago Garcia, Argentina
5) Andres Quintero, Equador
6) Santiago de Alba, México

Veja mais

  • Cesar Grosso faz boulder à vista no Pan-americano do Equador; assista
  • Assista Janine Cardoso no Pan-americano de Escalada no Equador
  • Brasileiros têm problemas na final de dificuldade do Pan de Escalada
  • Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni*

    Last modified: maio 23, 2010

    [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure