Foto: Pixabay

Aconcágua: 6,5 toneladas de lixo retiradas em janeiro

Redação Webventure/ Aventura brasil, Montanhismo

A temporada 2003/2004 no Aconcágua (6.959m), a montanha mais alta das Américas, recebeu 4,5 mil visitantes nos últimos meses. Desde 15 de novembro, eles produziram seis e meia toneladas de resíduos, que foram retiradas de helicóptero no fim de janeiro, numa iniciativa do Departamento de Recursos Naturais da província de Mendoza.

Do montante, 2,5 toneladas correspondem a resíduos comuns e o resto a excremento. Calcula-se que durante os 15 dias que em média os turistas passam na montanha, cada um produz três quilos de lixo e cem gramas de matéria fecal por dia. Em 2003 foram retiradas da montanha 12 toneladas de lixo e sete de excrementos.

Estima-se que até o dia 15 de março, quando se encerra a alta temporada de verão no Aconcágua, devem ser retirados no total mais de 13 mil quilos de lixo, o que seria um número recorde como conseqüência desta que deve ser a temporada que mais teve visitantes até hoje: 7 mil são esperados no total.

“Banheiro” – Ao entrar no parque, o excursionista recebe bolsas de plástico para que faça suas necessidades nelas. Expostas ao frio as bolsas congelam e depois são baixadas pelos visitantes até os acampamentos-base, onde há tanques especialmente preparados para armazená-las.

Quando esses recipientes se enchem são retirados por helicópteros até uma área a que caminhões têm acesso e são transportados para uma usina de tratamento perto da capital de Mendoza, cerca de mil quilômetros a oeste de Buenos Aires.

Outros tipos de lixo são guardados pelos turistas e entregues na portaria quando eles saem do parque. Quem não cumpre com esta obrigação deve pagar uma multa de 100 pesos (34 dólares).

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 10, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure