Weidner (esq.) está acostumado a correr junto com os Salvini nos caminhões (foto: Maurício Queiroz/Divulgação)
Direto de Teresina (PI) – Weider Moreira é famoso por ser o navegador do atual campeão brasileiro de rali cross-country nos caminhões Guido Salvini. Desta vez, no entanto, Weider estará novamente a bordo de um quadriciclo para a disputa do Rally Piocerá. Atual campeão da competição, o piloto tentará manter o bom desempenho de 2010 para alcançar o bicampeonato da prova de regularidade.
No ano passado, eu consegui vencer em meu segundo ano de prova, o que me leva para aquela frase feita de que talvez ganhar não seja o mais difícil, o complicado é manter. Vamos tentar manter o resultado e ficar entre os três para tentar conquistar mais uma vitória, disse o piloto.
Apesar da confiança, Weider sabe que sua vida não será nada tranquila. Ao todo, serão 349 quilômetros de percurso logo no primeiro dia de competição e mais de 10 horas em cima do quadriciclo. Além disso, os desafios deverão ser ainda maiores levando em consideração a chuva que está atingindo a região nos últimos dias.
Será uma prova difícil pelas chuvas que estão acontecendo. Acredito que as barreiras serão de poças de água e riachos, e serão bem difíceis para os quadris passarem. Além disso, concentração será fundamental, porque ficar dez horas em cima do quadri não será fácil, ainda mais porque eu não ando há algum tempo, explicou.
Navegação – Acostumado em ser apenas navegador quando compete de caminhão, Weider precisará desta vez também pilotar o veículo. Retomando suas origens, já que começou a carreira em provas de regularidade, o piloto espera conseguir realizar ambas as tarefas sem maiores problemas.
Na prova de rali, você precisa de atenção para passar a informação exata para o piloto. É engraçado que, desde o primeiro ano que eu corri no Piocerá, em 2009, eu falava comigo mesmo porque eu estou acostumado a falar para o Guigo e não só pensar. Agora, durante os anos, eu consegui conciliar. Então, essa é a dificuldade, de você navegar e olhar, já que, no caminhão, eu só fico olhando na planilha e no quadri eu preciso agir também. Mas acho que andar de regularidade é igual andar de bike, uma vez que você aprende você não esquece nunca mais, afirmou o piloto.
Este texto foi escrito por: Caio Martins
Last modified: janeiro 24, 2011