Everest será o último desafio de Jordan nos Sete Cumes (foto: Divulgação)
Saiba onde ficam os Sete Cumes no Onde Praticar
Ao todo, são cinco montanhas com mais de oito mil metros de altitude escaladas: Aconcágua (6.962 m) na Argentina, Kilimanjaro (5.891 m) na Tanzânia, Elbrus (5.642 m) na Rússia, McKinley (6.194 m) no Alasca e Pirâmide Carstensz (4.884 m) na Indonésia. Desde os 10 anos de idade, Jordan Romero começou a realizar o sonho que conheceu quando estava na quarta série do ensino fundamental (Elementary School). O norte-americano, em 2010, poderá conquistar dois recordes, de ser o mais novo montanhista a escalar o Everest e conquistar os Sete Cumes.
Jordan, aos 13 anos, é filho de Paul Romero, atleta de corrida de aventura que, na última semana, correu o Ecomotion/ Pro ao lado de sua esposa Karen Lundgren. O garoto ajudou durante a prova como equipe de apoio e, por sua história no montanhismo, atraiu a atenção de muitas pessoas.
Na minha escola, na quarta série, eu passava por um cartaz e olhava por ele, pensava como era escalar aquilo. Meu pai foi e buscar na escola um dia e disse Pai, eu quero escalar os Sete Cumes e ele disse sim, contou Romero. Qualquer pai acharia loucura, mas Paul o incentivou e o menino, que mora em Big Bear, na Califórnia, iniciou seus treinamentos.
A cidade-natal de Jordan está localizada nas montanhas e, no inverno, é uma grande atração da região para esportes na neve. Na altitude, o garoto já iniciou seus treinos praticamente no quintal de casa.
Treinos – Romero já escalou as cinco maiores montanhas de cada continente, o que colocou em seu objetivo. Os Sete Cumes, na previsão de Jordan, serão escalados até o mês de maio de 2010. Eu preparei e treinei, não só fisicamente, mas mentalmente para isso. Era minha meta, me foquei para treinar muito e não desistir nunca.
A rotina de treino acaba sendo tão parecida quanto a de seu pai e sua madrasta durante as corridas de aventura. O norte-americano aposta em modalidades diferentes para se preparar para subir os dois montes que restam para atingir o recorde.
Eu treino forte, fazendo corridas, mountain bike, caiaque, diferentes modalidades para ganhar diferentes condicionamentos. Mas também não deixo de escalar, explicou Jordan.
Muitos dos escaladores com desejo de completar os Sete Cumes têm anos de treinamento e muita dedicação, Para Jordan, a única diferença é, de fato, sua idade. Em 2006, o atleta completou a escalada do Kilimanjaro, com cerca de 5.900 metros e em julho do ano seguinte, escalou o Elbrus. E, por seus 13 anos, muitos duvidaram de sua capacidade desde o início de sua jornada nas altas montanhas.
Foi muito difícil quando era mais novo, pois as pessoas duvidavam de mim dizendo que eu era novo demais. Então eu provei o contrário e subi o Kilimanjaro, e até hoje, sou a única pessoa de 13 anos que, legalmente, subiu a montanha, relembrou Jordan.
Se a dificuldade de escutar as críticas foi superada, a de escalar cinco montanhas, geralmente acompanhado de Paul e Karen, também foi. Uma delas, com mais dificuldade que as outras. A mais difícil para mim, bom, acho que foi o McKinley, a maior da América do Norte, no Alasca, que eu tinha 11 anos e tem 6.194 metros.
Próximos desafios – Faltam apenas duas montanhas, Maciço Vinson e Everest para Jordan Romero se tornar o mais jovem montanhista a completar os Sete Cumes. Este desafio foi completo por apenas 50 escaladores, entre eles Patrick Morrow (1986), Reinhold Messner e o brasileiro Waldemar Niclevicz. Outro destaque é do japonês Tomiyasu Ishikawa, o mais velho alpinista a conquistar o desafio, aos 71 anos.
Minha próxima montanha é o Maciço Vinson, na Antártida, que será neste inverno, em janeiro. Em abril e maio de 2010 vou para o Everest. Vai ser a minha primeira vez e serei o mais novo a subir até o cume, ainda terei 13 anos, faço aniversário apenas dia 4 de julho. Conseguirei dois recordes: o de ser o mais novo no Everest e o mais novo também de conquistar os Sete Cumes, previu o garoto.
Ao ser questionado sobre corridas de aventura, Jordan até explicou que já tentou competir, mas que considera uma maluquice ver os pais competirem por 5 dias seguidos, como no Ecomotion. Eu, uma vez, tentei fazer uma prova de multisport, um duathlon de bike e corrida e eu não fui o melhor. Meu pai acha o mesmo que acho do esporte dele. Corrida de aventura coisa de maluco e para ele, escalar altas montanhas é o mesmo, mas respeitamos as paixões de cada um, concluiu.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario