Webventure

Adolescentes e crianças roubam a cena no Adventure Camp


Atletas mirins na liderança. (foto: Camila Christianini/ www.webventure.com.br)

A abertura do Circuito Adventure Camp 2005 de corrida de aventura aconteceu no último domingo (20/02) na cidade de São Luis do Paraitinga, a 170 km de São Paulo. Na largada, 460 atletas da categoria principal se aglomeravam para ver quem saía na frente, mas quem saiu primeiro debaixo do pórtico foi a criançada das categorias Kids e Teens.

As novas divisões foram criadas durante o circuito de 2004 para incentivar os atletas-mirins nas corridas de aventura. Nesta primeira etapa de 2005 participaram 25 crianças, de 5 a 11 anos, divididas em dois grupos na categoria Kids e 11 equipes de jovens entre 11 e 17 anos, na categoria Teens.

“O legal é que eles aprendem a trabalhar em equipe e passam por diversas situações. A confiança deles aumenta pra caramba e a gente pega no pé”, explicou Shubi Guimarães, atleta da equipe Atenah que é responsável pela criançada do Adventure Camp.

Cena engraçada – Ao sair de dentro do rio, depois de atravessar de uma margem a outra preso numa corda, o atleta Nicolas Prado chacoalhou o mapa molhado e reclamou: “Cadê o meu PC? O meu PC sumiu, apagou”, enquanto balançava o mapa para baixo e para cima para escorrer a água e questionava os atletas da sua equipe, a Let´s Go.

Então Shubi perguntou: “Cadê o seu plástico que encapa o mapa?”. E o garoto respondeu, lamentando: “A gente não tem plastiquinho…”.

A categoria Kids fez um passeio pela região. Mas os atletas da Teens encararam 38 km de percurso (contra 57 dos adultos) e praticaram modalidades como orientação, trekking, canoagem e mountain bike, sempre acompanhados por um monitor, que prezava pela segurança do time.

E mais uma vez a equipe campeã foi a Antípoles, formada por Matias Costa, 13; Rafaela Arcuschin, 14; João Betti, 14 e Antonio Belotti, 12 anos, que também venceu o último Adventure Teens disputado em novembro passado no litoral norte de São Paulo.

“A prova foi muito difícil, com muita subida, mas a gente já sabia que ia ganhar”, contou o menino João. “Nossa melhor modalidade é o mountain bike. Eu e ele pedalamos com nossos pais”, contaram os garotos João e Antônio. E eles já estão de olho na próxima: “Queremos correr o ano todo na mesma equipe, pra ver se a gente ganha o prêmio no fim do circuito”, completou Antônio, falando como gente grande.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini