Um grupo de crianças e adolescentes foi resgatado ontem (18/11), em Guarulhos (SP), depois de passar a noite perdido na Serra da Cantareira, entre essa cidade e o município de Mairiporã. O local onde eles estavam se chama mata do bairro do Cabuçu, caracterizada por vegetação fechada e alguns riachos. A área é de difícil acesso e por isso a polícia, acionada na noite de ontem, só hoje encontrou e pode retirar o grupo, com meninos e meninas com idades entre 7 a 17 anos.
Familiares dizem que eles já haviam estado nessa mata outras vezes. Na tarde de domingo passado, iam em direção a uma bica. Cerca de 20 policiais do COE (Comando de Operações Especiais da Polícia Militar) participam do resgate, com sobrevôo do helicóptero Águia, da PM.
Imprudência – Uma das principais regras de segurança para quem quer caminhar por trilhas sem o acompanhamento de guias é conhecer o local. O trekking deve ser praticado em grupo – é importante que adolescentes e crianças sejam monitorados por adultos – e quem não tem noção de navegação não deve se arriscar por conta própria.
É indispensável ainda, mesmo que seja para se fazer uma rápida caminhada numa tarde, levar provisões básicas. O grupo de adolescentes, que não esperava ter de passar a noite ao relento, não tinha roupa para frio e nem comida. Eles se perderam quando seguiram além da bica conhecida e encontraram uma cachoeira; não indentificaram o caminho de volta por causa das várias ramificações do riacho. Dormiram sobre folhas e se alimentaram de “coquinhos”, além de contarem histórias como a de que uma das meninas quase foi mordida por uma cobra.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 19, 2002