O projeto Adote uma Montanha promoveu no último fim de semana (18 e 19/9) mais uma ação. Cerca de 80 alpinistas, divididos em diversos grupos, realizaram mutirões de limpeza em 15 municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
A operação esteve ligada ao dia Mundial da Limpeza, evento que reuniu atividades semelhantes em mais de cem países. O Adote uma Montanha realizou campanhas que visaram despertar o interesse das populações locais para a preservação ambiental.
Os locais que receberam os alpinistas e integrantes do projeto foram Serra da Cantareira, Pico do Jaraguá, Itajubá, Salesópolis, Andradas, São Bento do Sapucaí, Serra Fina, Pedralva e Conceição das Pedras (MG), Joaquim Egídio, Monte Verde, Analândia, Bragança Paulista, Ubatuba e Serra do Mar.
As ações na Serra da Cantareira aconteceram em meio a trilhas fechadas do Parque Estadual da Cantareira, e foram realizadas por 16 integrantes do Canteira Adventure Team (www.cat.tur.br). Os voluntários recolheram 200 quilos de lixo.
As trilhas percorridas por eles são utilizadas por bikers, motoqueiros e jipeiros. Já na Pedreira de Mairiporã, usada pelos praticantes de escalada, foram distribuídos material de propaganda sobre mínimo impacto e recolhidas 30 sacolas de lixo.
No Pico do Jaraguá um grupo de 12 montanhistas organizados pelo Clube Alpino Paulista (www.montanhismo.org.br) fez mutirão de limpeza no Parque Estadual do Jaraguá. Os montanhistas deram atenção especial ao entorno do pico, onde estão instaladas as torres da TV Bandeirantes.
Este trecho do parque foi priorizado por ser mais íngreme e de maior dificuldade de acesso pelos funcionários do parque. Como resultado, mais de duas dúzias de sacos de lixo, com garrafas de refrigerantes, latas de cerveja, garrafas de
Gatorade, rádio de carro, embalagens de salgadinhos, doces e balas e restos de plásticos queimados.
Já as ações em Itajubá foram voltadas ao complexo de montanhas e da região do Pico do Marins, ao Sul de Minas Gerais. As atividades se resumiram à orientação e conversa com a comunidade local, entrega de kits com sacola e panfleto educativos aos montanhistas.
Além disso, o grupo também fez varredura em diversos pontos da área, no entorno do Pico dos Marins, da Água do Marins e do Morro do Careca. No total quase 500 quilos de lixo.
Em Salesópolis, o alvo foi a Pedra da Represa, tradicional ponto de escalada local. Supervisionada por integrantes da Academia Vertical Indoor e pelo grupo Os Porva, a pedra está num estágio avançado de preservação: já foi concluída a escada para contenção da trilha de acesso, além de algumas vias de escalada; foi fixada corda para facilitar o acesso às vias, evitando o apoio em raízes das árvores; foi limpada a base da pedra para demarcar melhor a trilha.
Os demais mutirões foram realizados pelos seguintes grupos: Centro Excursionista de Andrada e Região em Andradas; Clube de Montanhismo da Serra da Mantiqueira em São Bento do Sapucaí; Associação Pró Serra Fina na Serra Fina; Grupo Excursionista Pedra Branca em Pedralva e Conceição das Pedras (MG); Grade VI em Joaquim Egídio; Centro Operacional Ambiental em Monte Verde; Associação Pró Cuscuzeiro em Analândia; Associação da Montanha em Bragança Paulista; Grupo Chaski no Parque Estadual da Serra do Mar; e Ubatuboulder em Ubatuba.
Este texto foi escrito por: Webventure