Imagine a cena: céu claro, sol forte, um lago de águas claras e frias e uma represa de 35 metros. De repente, ouve-se o barulho de uma buzina bem alta, e imediatamente alguns “malucos” jogam suas cordas do alto da barragem e começam a fazer a prova do rapel, para em seguida cair no lago e nadar 500 metros até a outra margem. Foi assim que começou, na Represa de Ribeirão das Lajes, na bonita Piraí, a segunda edição da Rio Eco Adventure, evento que reúne 14 equipes do Brasil, França e Espanha.
Mas isso foi só o começo da prova. Após a natação, os atletas encararam 70 quilômetros de mountain bike, 22 quilômetros de duck (bote inflável para até duas pessoas) e oito quilômetros de trekking, aproveitando o belo visual das trilhas e das cachoeiras. No duck, alguns se deram mal e perderam seus remos ou barcos, dando muito trabalho às equipes de apoio. E olha que isso foi só o primeiro dia…
Quem se deu bem nas primeiras quatro horas de prova foi a equipe francesa Ertips, que na edição do ano passado liderou de ponta a ponta. A Xtreme, da Espanha, também imprimiu um ritmo forte e se distanciou do pelotão. O destaque entre as equipes brasileiras foi a Sukakaya que, após o último lugar na edição anterior, vem surpreendendo os rivais.
A etapa de amanhã acontecerá entre Itaipava e Teresópolis. O dia promete ser mais tranquilo para os atletas, que terão pela frente “apenas” 15 quilômetros de mountain bike e duas etapas de treking, sendo uma de 27 e outra de 15 quilômetros. E muita, muita natureza pela frente…
Este texto foi escrito por: Rodrigo Holanda
Last modified: setembro 24, 2001