Webventure

Adriana Kostiw comenta o dia dos brasileiros na vela em Pequim

Adriana Kostiw é atleta da classe Laser Radial e já participou de uma Olimpíada: Atenas 2004, onde conquistou a 17ª colocação. Em 2007, ela faturou a medalha de bronze no Pan do Rio. A velejadora irá comentar para o Webventure a participação dos brasileiros nas provas de vela das Olimpíadas de Pequim.

Na classe Finn, o Eduardo Couto deu uma caída, acho que vai ser meio complicado de entrar na Medal Race. Ele teve mais uma largada em escapada, isso conta o número de competidores mais um, então fica muito difícil agora de conseguir um resultado. Os ventos estavam fracos novamente, hoje chegou a seis nós e está muito difícil de velejar.

O André Fonseca e o Rodrigo Duarte, da 49er, estão mantendo sua colocação, se segurando na Medal Race. Eles jogaram a âncora e a correnteza está tentando levá-los para longe. De lá não querem sair! Mas estão firmes, mantendo a média para seguir na Medal Race.

Na Laser, o Bruno Fontes subiu algumas colocações, de 28º para 23º, ele não está bem. Por exemplo, o Diego Romero, que viaja pela Itália, estava vencendo até ontem e já fica na pressão e caiu e está abaixo de 13º. Não tem mais como tirar colocações altas. Só tirando abaixo de 6º e torcer contra os outros para ele entrar no top 10.

A Fernanda e a Isabel já estão em quarto. Eu disse que isso iria acontecer. As adversárias delas estão começando a cair nas posições o que dá uma chance boa. Elas têm uma diferença para as quintas colocadas. Se a Medal Race fosse amanhã, de acordo com as minhas contas, caso a primeira colocada tirasse um quarto lugar, as brasileiras seriam campeãs. O quarto lugar delas foi a melhor colocação das mulheres brasileiras na vela em Olimpíadas.

Teve um Mundial que a Fernanda e eu passamos por uma bóia tão na frente das segundas colocadas, que a Fernanda achou que estávamos na rota errada, ou algo do tipo. Falei para nós velejarmos e acabamos chegando quase dois minutos de diferença. Queria escrever isso para ela hoje, mas não quero passar pressão, para elas manterem o foco.

Estréia de Scheidt – Teve a estréia do Robert e do Bruno, sem vento, e eles chegaram na décima colocação. Largaram na esquerda e foram para o lado da raia, achando que iam se dar bem, mas acabou dando errado. Montaram a primeira bóia em décimo segundo e recuperaram duas posições.

O Bimba está se mantendo no nono lugar, apertado. Se os ventos melhorarem, as chances dele aumentam bastante. A Patrícia está na média, em 18º, não tem mais chance de Medal Race.

Na vela, tem que ter as regatas se não acaba comprometendo o cronograma. Mas tem dia que não tem como mesmo. Tem algumas regatas, por exemplo, a do Bruno Fontes, que forçaram a barra completamente. Não tinha vento nenhum.

Mas vamos continuar torcendo pelos brasileiros, e por ventos também.

Este texto foi escrito por: Adriana Kostiw, especial para o Webventure