Etapa do Camp em 2009 (foto: Murilo Mattos / Arquivo Webventure)
Destruída pelas fortes chuvas de janeiro de 2010, São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba paulista, espanta as sombras da tragédia por meio do turismo e do apoio a competições esportivas na região. Por isso, mais uma vez a cidade sedia uma etapa do Adventure Camp, que acontece dias 18 e 19 de junho (sábado e domingo).
É imprescindível a presença do Camp, principalmente neste momento de reconstrução, diz Eduardo de Oliveira Coelho, secretário de turismo do município. Depois de um ano e meio da catástrofe, cerca de 80% dos prédios já foram recuperados. No entanto, ainda existem importantes construções a serem refeitas, como a igreja matriz, conta.
O evento dá visibilidade à cidade e ajuda a consolidar o esporte de aventura, além de movimentar a economia as pessoas se hospedam nas pousadas, vão aos restaurantes, aos bares e às lojas. Segundo o secretário, o turismo teve uma queda brusca logo depois da enchente, mas vem se recuperando mês a mês com a ajuda de eventos culturais e esportivos.
Na trilha certa
Cerca de 400 equipes participam da corrida principal, que larga domingo (19), às 8h30, da Praça Oswaldo Cruz. O percurso terá 50 quilômetros para os quartetos e os atletas solo, 30 para as duplas, 23 para os adolescentes e 10 para as crianças.
No sábado (19), acontece o workshop de aventura e o projeto social Trilha Certa, com corrida de montanha e desafios vertical e de canoagem, a partir das 14h. As atividades são destinadas a adultos e crianças. A realização da prova é vital para reconquistar a confiança da cidade, afirma Sérgio Zolino, organizador do evento.
Este texto foi escrito por: Amanda Nero
Last modified: junho 17, 2011